Pular para o conteúdo
Brasil

Microempreendedor e empresa devem aderir ao eSocial a partir de amanhã

A partir deste domingo (1º), os microempreendedores individuais (MEI) e as micro, pequenas e médias empresas terão de aderir ao eSocial, ferramenta que reúne e simplifica a prestação de informações trabalhistas ao governo federal. Desde janeiro, o envio dos dados era obrigatório a grandes empresas que faturam mais de R$ 78 milhões por ano. Agora, […]
Arquivo -

A partir deste domingo (1º), os microempreendedores individuais (MEI) e as micro, pequenas e médias empresas terão de aderir ao , ferramenta que reúne e simplifica a prestação de informações trabalhistas ao governo federal. Desde janeiro, o envio dos dados era obrigatório a grandes empresas que faturam mais de R$ 78 milhões por ano.

Agora, o eSocial está sendo estendido a todas as empresas e aos microempreendedores individuais. Em 2019, será a vez de as instituições públicas federais aderirem ao sistema, conforme cronograma estabelecido pelo governo federal em outubro do ano passado.

Segundo a Receita Federal, a mudança abrangerá pelo menos 7,2 milhões de microempreendedores individuais e 4,8 milhões de micro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional. O número de médias empresas que precisam se cadastrar no sistema não foi divulgado.

Qualquer empresa com mais de um funcionário terá de adquirir um certificado digital, assinatura digital com validade jurídica que garante proteção a operações eletrônicas vendida por empresas especializadas, para aderir ao eSocial. Os microempreendedores individuais, que podem ter até um empregado, precisarão apenas cadastrar um código de acesso para inserir as informações trabalhistas.

Criado em 2013, o eSocial unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.

Por meio do eSocial, os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias, a folha de pagamento, eventuais acidentes de trabalho, os avisos prévios, as escriturações fiscais e os depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são comunicados pela internet ao governo federal. A ferramenta reduz a burocracia e facilita a fiscalização das obrigações trabalhistas.

Primeiramente, o sistema tornou-se obrigatório para os empregadores domésticos, em outubro de 2015. Num módulo simplificado na página do eSocial, os patrões geram uma guia única de pagamento do Simples Doméstico, regime que unifica as contribuições e os encargos da categoria profissional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Naviraí definiu regras para votação em diretores e membros do Conselho Escolar (PMN, Divulgação)

Naviraí define regras e marca data para eleição de diretor e do Conselho Escolar

Correios passam a atender beneficiários do INSS a partir dessa semana; veja como vai funcionar 

Conselhos se manifestam após MEC proibir ensino a distância de Medicina, Direito e outros três cursos

momo

MOMO: Espetáculo encerra apresentações em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

Agressor pula muro e ameaça matar ex-esposa com machado em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Com produtos vencidos e sem licença sanitária, supermercado é autuado em Aquidauana

Todos os produtos relacionados foram descartados na presença da fiscalização

Trânsito

Caminhada ‘Maio Amarelo’ chama atenção para segurança no trânsito

Ação faz parte da campanha para redução de acidentes na Capital

Polícia

‘Dois caras em uma moto’: mulher é assaltada com revólver em Campo Grande

Vítima teve a motocicleta roubada em Campo Grande

Cotidiano

Inscrições para o Enem começam nesta segunda; edição traz novidades

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maioria do país