Pular para o conteúdo
Brasil

MEC e editora desmentem Bolsonaro sobre livro e “kit gay”

O Ministério da Educação (MEC) e a editora responsável pelo livro ‘Aparelho sexual e Cia’, a Companhia das Letras, desmentiram o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que, durante entrevista ao Jornal Nacional (JN) na última terça-feira (28), disse que o livro fazia parte de um suposto “kit gay”, e que estaria disponível nas bibliotecas […]
Arquivo -

O Ministério da Educação (MEC) e a editora responsável pelo livro ‘Aparelho sexual e Cia’, a Companhia das Letras, desmentiram o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que, durante entrevista ao Jornal Nacional (JN) na última terça-feira (28), disse que o livro fazia parte de um suposto “kit gay”, e que estaria disponível nas bibliotecas das escolas públicas do país.

Em nota oficial, o MEC se manifestou dizendo que “não produziu nem adquiriu o livro”. O ministério informou, ainda, que “não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta nos programas de distribuição de materiais didáticos”.

Em 2013, acusações semelhantes aconteceram com relação ao livro estar vinculado ao MEC, contudo, na época, o MEC esclareceu a situação e respondeu à imprensa oficialmente, informando que o livro não consta do Programa Nacional do Livro Didático, tampouco do Programa Nacional Biblioteca da Escola.

A Companhia das Letras, editora do livro indicado pelo candidato do PSL, também se manifestou quanto às alegações feitas durante a entrevista ao JN e informou que apenas procura abordar o tema entre os jovens a fim de muni-los de informações corretas.

Sobre a distribuição em escolas públicas, a editora, em nota, afirmou que “o livro nunca foi distribuído a alunos da rede pública de Ensino. A única compra feita por um órgão público aconteceu em 2011: foram 28 exemplares, que seriam disponibilizados em bibliotecas públicas (não escolares, nem infantis)”.

Em suas redes sociais a editora procurou, mais uma vez, explicar o conteúdo do livro. Veja:

O Programa Nova Escola, uma das responsáveis pelo projeto ‘Escola Sem Homofobia’, também procurou esclarecer os fatos em seu site oficial, e informou que o livro não faz parte do documento elaborado pelo programa.

Em nota, o Nova Escola afirma que o documento não chegou a ser compartilhado nas escolas porque o projeto foi vetado pelo governo em 2011.

Programa Nova Escola: ‘Escola Sem Homofobia’

Um projeto foi lançado pelo governo federal em 2004, denominado ‘Brasil sem Homofobia’, que tinha como finalidade combater a violência e o preconceito contra a comunidade LGBT. Porém, o projeto foi suspenso em 2011, depois que grupos conservadores afirmaram que o programa incentivada o ‘homossexualismo e a promiscuidade’.

Com o cancelamento do projeto, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e o programa Nova Escola elaboraram um caderno com informações e conteúdos preventivos.

A associação afirmou que tomará as medidas cabíveis contra o presidenciável a respeito do teor da entrevista.

O livro

A obra foi lançada em 2007, pela editora Companhia das Letras. A abordagem é voltada a orientação sexual de crianças e adolescentes, além de tratar de outras questões relacionadas a puberdade.

O livro já foi publicado em 10 línguas, e teve mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos e expostos.

Segundo o setor infantil da editora, o ‘Sopa de Letrinhas’, a obra tenta falar sobre temas que estão presentes na vida de qualquer cidadão, tais como “Como é estar apaixonado? Como se beija na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês? Como evitar a gravidez precoce? O que são doenças sexualmente transmissíveis? O que é pedofilia?”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Contrato para revitalizar antiga rodoviária de Campo Grande é prorrogado pela prefeitura

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Coreia do Sul pretende fechar acordo comercial com os EUA antes do dia 1º

Últimas Notícias

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade

Mundo

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Suposta traição, fim do casamento, demissões; confira tudo o que se sabe sobre o suposto caso de infidelidade flagrado em show do Coldplay

Sem Categoria

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Segundo a Senad, residências eram utilizadas como centros de apoio e ocultação de drogas