MEC e editora desmentem Bolsonaro sobre livro e “kit gay”
O Ministério da Educação (MEC) e a editora responsável pelo livro ‘Aparelho sexual e Cia’, a Companhia das Letras, desmentiram o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que, durante entrevista ao Jornal Nacional (JN) na última terça-feira (28), disse que o livro fazia parte de um suposto “kit gay”, e que estaria disponível nas bibliotecas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Educação (MEC) e a editora responsável pelo livro ‘Aparelho sexual e Cia’, a Companhia das Letras, desmentiram o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que, durante entrevista ao Jornal Nacional (JN) na última terça-feira (28), disse que o livro fazia parte de um suposto “kit gay”, e que estaria disponível nas bibliotecas das escolas públicas do país.
Em nota oficial, o MEC se manifestou dizendo que “não produziu nem adquiriu o livro”. O ministério informou, ainda, que “não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta nos programas de distribuição de materiais didáticos”.
Em 2013, acusações semelhantes aconteceram com relação ao livro estar vinculado ao MEC, contudo, na época, o MEC esclareceu a situação e respondeu à imprensa oficialmente, informando que o livro não consta do Programa Nacional do Livro Didático, tampouco do Programa Nacional Biblioteca da Escola.
A Companhia das Letras, editora do livro indicado pelo candidato do PSL, também se manifestou quanto às alegações feitas durante a entrevista ao JN e informou que apenas procura abordar o tema entre os jovens a fim de muni-los de informações corretas.
Sobre a distribuição em escolas públicas, a editora, em nota, afirmou que “o livro nunca foi distribuído a alunos da rede pública de Ensino. A única compra feita por um órgão público aconteceu em 2011: foram 28 exemplares, que seriam disponibilizados em bibliotecas públicas (não escolares, nem infantis)”.
Em suas redes sociais a editora procurou, mais uma vez, explicar o conteúdo do livro. Veja:
Quem tem medo de falar sobre sexo? https://t.co/ZChM0AiOwg
No blog, leia texto sobre a importância de tratar do tema com jovens. Também comentamos a obra “O aparelho sexual e cia.”, que apresenta, com leveza e responsabilidade, questões diversas relacionadas à puberdade. pic.twitter.com/GWVlw7lqu9
— Companhia das Letras (@cialetras) August 29, 2018
O Programa Nova Escola, uma das responsáveis pelo projeto ‘Escola Sem Homofobia’, também procurou esclarecer os fatos em seu site oficial, e informou que o livro não faz parte do documento elaborado pelo programa.
Em nota, o Nova Escola afirma que o documento não chegou a ser compartilhado nas escolas porque o projeto foi vetado pelo governo em 2011.
Programa Nova Escola: ‘Escola Sem Homofobia’
Um projeto foi lançado pelo governo federal em 2004, denominado ‘Brasil sem Homofobia’, que tinha como finalidade combater a violência e o preconceito contra a comunidade LGBT. Porém, o projeto foi suspenso em 2011, depois que grupos conservadores afirmaram que o programa incentivada o ‘homossexualismo e a promiscuidade’.
Com o cancelamento do projeto, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e o programa Nova Escola elaboraram um caderno com informações e conteúdos preventivos.
A associação afirmou que tomará as medidas cabíveis contra o presidenciável a respeito do teor da entrevista.
O livro
A obra foi lançada em 2007, pela editora Companhia das Letras. A abordagem é voltada a orientação sexual de crianças e adolescentes, além de tratar de outras questões relacionadas a puberdade.
O livro já foi publicado em 10 línguas, e teve mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos e expostos.
Segundo o setor infantil da editora, o ‘Sopa de Letrinhas’, a obra tenta falar sobre temas que estão presentes na vida de qualquer cidadão, tais como “Como é estar apaixonado? Como se beija na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês? Como evitar a gravidez precoce? O que são doenças sexualmente transmissíveis? O que é pedofilia?”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.