Pular para o conteúdo
Brasil

Marun nega que Segovia tenha caído devido a polêmicas no governo

Nega que Segovia tenha caído devido às polêmicas
Arquivo -

Nega que Segovia tenha caído devido às polêmicas

A permanência de Segovia à frente da direção-geral da Polícia Federal era insustentável. A polêmica declaração de que a investigação contra Temer fosse arquivada, e a proibição pela Justiça de dar declarações, o limaram junto ao governo. “Não dá para ter um diretor que a Justiça manda calar a boca toda hora. Ele se dedicou mais aos holofotes do que ao trabalho discreto que se espera de um diretor-geral”, disse um interlocutor do governo.Marun nega que Segovia tenha caído devido a polêmicas no governo

No entanto, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, , nega que Segovia tenha caído devido às polêmicas. O responsável pela articulação política com o Congresso Nacional destaca que o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, tem liberdade para montar a própria equipe. “Ele está escolhendo as peças que considera mais adequadas para levar a frente este trabalho que consideramos absolutamente importante neste momento crítico e importante da segurança nacional”, frisou.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Boudens, a substituição no comando da PF é uma clara opção de Jungmann, que deseja colocar alguém de confiança. Ele admite, no entanto, que Segovia acumulou situações constrangedoras. “Foi um acúmulo de situações muito ruins”, ponderou. Com a troca, ele espera que a situação de disposição e constrangimento seja estancado na gestão da PF. “Que isso gere uma tranquilidade maior para os investigadores. Acho que é uma situação que nos beneficia”, avaliou.

A Fenapef destaca, ainda, que Galloro terá total apoio dos policiais federais para ocupar a função. E avalia que o novo diretor-geral tem um perfil que pode favorecê-lo sob a gestão de Jungmann. “Ele tem um perfil operacional, discreto, e tem bom relacionamento com os servidores do órgão. Tem se destacado pela dedicação nos setores onde foi lotado. É reconhecido pelos colegas como um nome qualificado para desempenhar as importantes atribuições da função”, ressaltou Boudens.

Exoneração

Raul Jungmann anunciou, nesta terça-feira (27/2), a exoneração de Fernando Segovia da Direção-Geral da Polícia Federal. Ele será substituído pelo delegado Rogério Galloro.

No último dia 9, Segovia concedeu uma entrevista à agência Reuters e afirmou que a tendência era que a investigação contra o presidente Michel Temer no caso do Decreto dos Portos fosse arquivada. Segundo Segovia, não existiam elementos que confirmassem o pagamento de propina da empresa Rodrimar para o presidente.

Desde então, Segovia lidava com a pressão para deixar o cargo. O ex-diretor chegou a ser intimado a prestar esclarecimentos pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira (26/2), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu à Corte que, por meio de uma ordem judicial, impedisse Segovia de fazer declarações sobre inquéritos em curso, sob pena de perda do cargo em caso de descumprimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Últimas Notícias

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e fogo se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital