Pular para o conteúdo
Brasil

Mais de 5 mil reclamações foram registradas na Black Friday

O site ‘Reclame AQUI’ registrou mais de cinco mil reclamações entre os dias 21 e 23 de novembro, na semana da Black Friday. As principais reclamações foram por propaganda enganosa. Segundo o diretor de operações do site, Felipe Paniago, informou que os brasileiros estão cada vez mais cientes que no Brasil os descontos variam apenas […]
Arquivo -

O site ‘Reclame AQUI’ registrou mais de cinco mil reclamações entre os dias 21 e 23 de novembro, na semana da . As principais reclamações foram por .

Segundo o diretor de operações do site, Felipe Paniago, informou que os brasileiros estão cada vez mais cientes que no Brasil os descontos variam apenas de 20% a 30%, diferente das operações realizadas nos Estados Unidos.

Ainda conforme Felipe, a Black Friday brasileira é vantajosa ao , pois acontece por vários dias, ao invés de apenas numa sexta-feira. “Isso não é ruim, pelo contrário. O consumidor brasileiro deu um jeito de a Black Friday dar certo”, disse.

Contudo, o consumidor se tornou mais exigente, antecipando a busca pelas ofertas mais benéficas. Diante desse quadro, o Reclame AQUI elaborou uma enquete para entender o consumidor nessa época. A enquete apontou que cerca de 30% dos consumidores já haviam se planejado para comprar antes da data oficial da Black Friday, quando as empresas adiantariam suas ofertas.

Mais de 5 mil reclamações foram registradas na Black Friday
(Clique para ver a lista dos 10 mais)

Por estarem mais exigentes e terem pesquisado muito antes das efetivas compras, os consumidores puderam observar e reconhecer o que chamaram de ‘maquiagem  de preço’ ou a famosa propaganda enganosa. Foram quase 15% de reclamações por propaganda enganosa, cerca de 5,6 mil, quase o dobro de reclamações feitas desde 2016, de 2,9 mil.

O maior número de reclamação foi voltado às empresas online. As dez lojas com maior número de reclamações registradas por consumidores insatisfeitos foram as Loja Online da Americanas.com; Loja Online da Casas Bahia; Americanas Marketplace; Netshoes;  Loja Online da Magazine Luiza; Loja online do Carrefour; Loja Online do Ponto Frio;  iFood; Extra.com.br; e Submarino.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil