Pular para o conteúdo
Brasil

Mackenzie suspende rapaz que divulgou vídeo dizendo que ‘negraiada vai morrer’

O estudante de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que publicou vídeo onde afirma que “negraiada vai morrer” foi suspenso nesta terça-feira (30) pela instituição. Sobre o caso, a universidade divulgou nota repudiando a atitude do aluno e informando que, de imediato, instaurou processo disciplinar contra o estudante, onde foi decido pela suspensão do mesmo. Confira a...
Arquivo -

O estudante de direito da  Presbiteriana Mackenzie, que publicou vídeo onde afirma que “negraiada vai morrer” foi suspenso nesta terça-feira (30) pela instituição.

Sobre o caso, a universidade divulgou nota repudiando a atitude do aluno e informando que, de imediato, instaurou processo disciplinar contra o estudante, onde foi decido pela suspensão do mesmo. Confira a nota na íntegra:

“A Universidade Presbiteriana Mackenzie tomou conhecimento de vídeos produzidos por um discente, fora do ambiente da Universidade, e divulgados nas redes sociais, onde ele faz discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista.

Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas.

Iniciou, paralelamente, sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade.”

 

Demissão

Mackenzie suspende rapaz que divulgou vídeo dizendo que 'negraiada vai morrer'Além da suspensão acadêmica, o estudante também foi demitido do escritório de advocacia em que fazia estágio. O escritório divulgou em suas redes a decisão de retirá-lo do quadro de funcionários.

Em uma publicação no Facebook nesta segunda-feira (29), a empresa divulgou nota de repúdio onde afirma ser contra “qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”.

O caso 

No último domingo (28), o acadêmico de direito publicou um vídeo a caminho da votação de segundo turno onde afirma estar “indo votar ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo. Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer! É capitão, caralho”.

Veja o vídeo:

O MP-SP (Ministério Público de ) informou, por meio de nota, que a Promotoria de Direitos Humanos “requisitou a instauração de inquérito policial e também representou junto à comissão de ética da OAB, para apuração da conduta do estudante”.

Reação

Estudantes da Mackenzie, instituição onde o autor do vídeo estuda, fizeram protesto nesta terça-feira (30) contra o teor da publicação. Os alunos pediram que, como punição, o rapaz seja expulso.

Ao G1, uma do Coletivo Negro Afromack informou que alunos estão correndo risco de vida e estão com medo de irem a faculdade. Segundo ela, a denúncia do vídeo partiu dos próprios colegas de curso do rapaz.

“A gente está correndo risco de vida. A gente não pode ir para a faculdade com medo de morrer. A gente pede que ele seja expulso, porque mesmo suspenso ele poderia entrar na faculdade. Não dá para conviver com uma pessoa que fez isso. E ele não pode ser um advogado”, disse a estudante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
caixa de supermercado

Funcionário de supermercado é acusado de importunação sexual contra cliente em Campo Grande

Governo federal gasta 60% dos recursos com Previdência e pessoal, mostra estudo

Ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande - (Imagem Ilustrativa | Fala Povo, Jornal Midiamax)

Passageiro é esfaqueado em terminal após discussão dentro de ônibus em Campo Grande

brasil futebol de praia

De forma dramática, Brasil vence Itália no Mundial de futebol de praia

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

FLAMENGO DERROTA PALMEIRAS BRASILEIRAO

Flamengo amarga derrota para o Cruzeiro e perde liderança do Brasileirão; confira tabela

Últimas Notícias

Esportes

Alison dos Santos vence 400m rasos com melhor tempo da carreira em Miami

Para levar a medalha de ouro, ele precisou superar dois corredores da casa

Cotidiano

Quando procurar um médico? Aumento de casos de doenças respiratórias exige atenção para sintomas

Determinados sintomas podem indicar agravamento da infecção e necessitam de avaliação profissional o quanto antes

Esportes

Em jogo paralisado por suspeita de racismo, Operário-PR vence América-MG pela Série B

Na etapa final, o Operário-PR seguiu melhor e criou diversas oportunidades, mas não conseguiu ampliar

Polícia

Padre passa mal ao ser ameaçado por fiel da maçonaria após missa em Campo Grande

Homem não gostou do que padre disse sobre maçons na homilia e voltou à igreja com mais dois homens para matá-lo, diz denúcia