Pular para o conteúdo
Brasil

Latam e Azul são aéreas com mais queixas de passageiros em 2017, aponta Anac

Avianca teve maior índice de satisfação
Arquivo -

Avianca teve maior índice de satisfação

A Latam e a Azul foram as empresas aéreas brasileiras que receberam o maior volume de reclamações de passageiros em 2017, aponta levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com a agência, a Latam recebeu 5.479 reclamações no ano passado e, a Azul, 3.478. Elas dividem a primeira posição porque registram um índice de 18 queixas para cada 100 mil passageiros transportados (a primeira transportou 30,5 milhões e, a segunda, 19,6 milhões em 2017).

A terceira posição entre as mais reclamadas ficou com a Avianca: total de 1.179 queixas e índice de 12 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados. A quarta foi a Gol, com 2.178 reclamações no ano passado e índice de 7 reclamações para cada 100 mil passageiros transportados.

A Avianca transportou 9,8 milhões de passageiros em 2017 e, a Gol, 29,2 milhões. Isso explica o fato de a Gol registrar um índice de reclamações menor para cada 100 mil passageiros transportados.

O G1 procurou as quatro empresas aéreas e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

O levantamento sobre a satistação dos passageiros com as empresas aéreas é inédito e tem como base reclamações feitas no portal consumidor.gov.br. De acordo com a Anac, as informações passarão agora a ser divulgadas trimestralmente.

Além do número de queixas, a agência também divulgou nesta segunda o prazo médio de resposta das empresas aéreas aos consumidores; o índice de solução das demandas; e o índice de satisfação dos passageiros com o atendimento prestado pelas empresas.

De acordo com a Anac, a Avianca regitrou o prazo mais longo para resposta às demandas dos seus clientes: 8,55 dias. Gol (8,19 dias), Latam (7,85 dias) e Azul (5,09 dias) vêm em seguida.

A Avianca teve, porém, o melhor índice de solução das demandas, segundo avaliação dos consumidores: 77,11%. A Latam registrou 68,79%; a Gol 66,45%; e a Azul 53,44%.

A Avianca também ficou com o maior índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado. Em uma escala de 1 a 5, as empresas receberam as seguintes notas:

Avianca: 2,96
Gol: 2,65
Latam: 2,54
Azul: 2,08

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado