Pular para o conteúdo
Brasil

Haddad diz que, se eleito, Fazenda será comandada por nome ligado à produção, não por banqueiro

Reuters O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira que o Ministério da Fazenda de seu eventual governo será comandado por um nome “ligado à produção” e não por um banqueiro e garantiu que escolherá para o cargo um perfil “completamente diferente” do economista Paulo Guedes, principal assessor econômico de seu adversário […]
Arquivo -

Reuters

O candidato do PT à Presidência, Fernando , disse nesta terça-feira que o Ministério da Fazenda de seu eventual governo será comandado por um nome “ligado à produção” e não por um banqueiro e garantiu que escolherá para o cargo um perfil “completamente diferente” do economista Paulo Guedes, principal assessor econômico de seu adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PSL).

Em entrevista à Rádio Guaíba, Haddad afirmou que o nome a ser escolhido para comandar a economia pode ser um empresário ou um economista ligado ao setor produtivo.

“O que eu posso te dizer é que não será um banqueiro”, disse Haddad quando indagado sobre seu futuro ministro da Fazenda.

“O Paulo Guedes eu jamais consideraria, porque ele tem vínculos com o mercado financeiro, ele tem o apoio do mercado financeiro, só pensa em taxa de juro, ganhar dinheiro fácil e, para mim, eu pensaria num perfil completamente diferente, alguém ligado à produção, não aos bancos”, disse o petista.

“Paulo Guedes é ligado aos bancos, eu respeito, é um posicionamento, mas no meu governo banqueiro não vai assumir o Ministério da Fazenda.”

Apesar de delinear o perfil de um eventual futuro ministro da Fazenda, Haddad afirmou que não antecipará sua equipe de governo neste momento.

“Pode ser um empresário ligado à produção. Pode ser um economista ligado ao setor produtivo. Mas não será um banqueiro”, disse.

“Eu não gosto de compor equipe antes do resultado eleitoral. Nós temos um grupo de economistas e pensadores que fizeram o nosso programa de governo. O plano de governo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral e eu não vejo necessidade de antecipar equipe, a não ser numa circunstância. Mas neste momento, talvez eu não antecipe equipe.”

Questionado sobre a reforma da Previdência, Haddad disse que um eventual governo seu iniciaria esse trabalho pelos regimes próprios de Previdência para ajudar Estados e municípios e também para fazer mudanças no Judiciário.

O petista também foi indagado sobre que papel o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril em Curitiba, teria em um eventual governo. Sem responder diretamente, Haddad fez a avaliação de que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve e disse que o ex-presidente tem a contribuir para o país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

tereza carrefour lei da reciprocidade

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Últimas Notícias

Brasil

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Nas costas da jovem, escreveram a sigla “PCC”, numa tentativa de despistar os investigadores

Polícia

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Eugênio tem histórico marcado por suspeitas de atuação no narcotráfico da fronteira com Coronel Sapucaia

Cotidiano

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

Mobilização acontece desde o início da noite desta sexta-feira, e reúne cerca de 40 veículos segundo o presidente da associação que representa a categoria

Polícia

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Acusado tentou se esconder no banheiro ao ser encontrado pela polícia no Jardim Joquei Club