Pular para o conteúdo
Brasil

Greve e locaute: Qual a diferença dos conceitos que dividem movimento de caminhoneiros

Enquanto o direito à greve é garantido pela Constituição Federal de 1988, o locaute é ilegal no Brasil. Mas o que significa esse conceito que tem sido atribuído à paralisação dos caminhoneiros? Locaute vem da palavra em inglês lock out e é o termo utilizado quando os patrões e empresários de um setor se recusam […]
Arquivo -

Enquanto o direito à greve é garantido pela Constituição Federal de 1988, o locaute é ilegal no Brasil. Mas o que significa esse conceito que tem sido atribuído à paralisação dos caminhoneiros?

Locaute vem da palavra em inglês lock out e é o termo utilizado quando os patrões e empresários de um setor se recusam a fornecer os instrumentos de trabalho para os trabalhadores exercerem suas atividades. Em outras palavras, o locaute é uma paralisação coordenada e incentivada pelos empregadores em prol dos interesses da própria empresa, e não dos trabalhadores.

O artigo 17 da Lei de Greve estabelece que “fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout)”.

Já a greve, admitida pelo artigo 9º da Constituição Federal, é um movimento dos trabalhadores “competindo a eles decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.

Até 1988, o sistema jurídico brasileiro condenava as greves e considerava as paralisações nocivas ao funcionamento da sociedade. Com a Constituição, a possibilidade de aderir à greve passou a ser vista como um direito fundamental dos trabalhadores e uma ferramenta de pressão por melhorias na classe.

Greve dos caminhoneiros

Na noite da última quinta-feira (24), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que o governo vai apurar se há a prática de locaute no movimento dos caminhoneiros, que chega ao 5º dia de paralisação nesta sexta-feira (25).

Jungmann disse que se os fatos forem comprovados, a paralisação será investigada pela Polícia Federal. Para o ministro, o movimento “é e não é” um locaute.

“É um locaute porque tem participação clara, vou te dar um exemplo [de que] há uma participação, anuência, apoio [de empresários]. Quando foi pedida escolta da Polícia Rodoviária Federal para poder liberar caminhões-pipa, de abastecimento etc, o que acontecia? Nós mandávamos a Polícia Rodoviária Federal, mas as distribuidoras e transportadoras se negavam a fazer com que os seus motoristas guiassem aquelas cargas e aqueles caminhões”, afirmou em entrevista.

Por outro lado, diversos caminhoneiros autônomos, que não estão ligados a empresas de carga, rechaçaram o acordo com o governo Michel Temer e apoiam a manutenção da greve.

No total, 8 entidades entre sindicatos, federações e confederações assinaram o termo de trégua de 15 dias sem atos. Entretanto, a Associação Brasileira de Caminhoneiros e a União Nacional dos Caminhoneiros rejeitaram o acordo. Por isso, os reflexos da paralisação continuam.

Diversas cidades do País já enfrentam problemas devido ao desabastecimento. Postos de gasolina estão sem combustível e supermercados estão racionando a venda de produtos.

 

Huffpostbrasil // Rodolfo Buhrer 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza