Fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste 

Recursos dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão ser contratados por pessoas físicas e jurídicas utilizando o FCO.Governo anuncia linha de crédito de R$ 3,2 bi para instalações fotovoltaicas

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou em cerimônia no Palácio do Planalto a criação de uma linha de crédito de R$ 3,2 bilhões para financiar a instalação de sistemas de geração solar fotovoltaica em projetos de geração distribuída, nas áreas urbana e rural.

Os recursos virão da carteira dos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste e poderão ser usados por pessoas físicas, uma vez que os fundos já operam o financiamento para pessoas jurídicas.

“Agora as pessoas físicas também vão poder acessar um financiamento de baixo custo (FCO) para instalar uma pequena usina fotovoltaica permitindo a redução dos custos de energia elétrica para a tarifa mínima de conexão com a rede”, relata o vice presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Hewerton Martins

A nova linha de crédito poderá ser contratada com financiamento FCO operadodo pelo Banco do Brasil, a taxa no centro oeste é de 7,33% ao ano, com prazo de 24 meses e seis meses de carência.

Hewerton Martins destaca que o financiamento é um fundamental para viabilizar o uso da energia solar fotovoltaica em residências e empresas. Agora as residências também vão contar com acesso ao FCO ( fundo constitucional do centro oeste) com taxas de juros incentivadas.