Governo alega não ter condições de atender tantos  

Na tarde desta sexta-feira (13), o governo de Roraima protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal uma ação pedindo para que a União feche temporariamente a do estado com a . A relatora será a ministra Rosa Weber.

De acordo com a entrevista dada pela governadora de Roraima, Suely Campos (PP) para a TV Globo, ela disse que a administração não está conseguindo lidar com a quantidade de venezuelanos que chega ao estado, que chega a 700 pessoas por dia. Ela ainda afirma que não concorda com a política da União com a entrada de imigrantes no país, que vem em busca de melhores condições de vida.

A governadora ainda pediu ao STF mais verbas para lidar com os imigrantes e na ação ela afirma que a União tem sido “omissa” no controle de fronteiras.  “O estado de Roraima protocolou uma ação civil originária no STF contra a União ‘na sua obrigação de fazer', porque a União precisa efetivamente controlar a fronteira no estado de Roraima. Da forma como está sendo feito, nós não concordamos, porque continuamos tendo um grande impacto no fluxo imigratório venezuelano. Com essa facilitação na fronteira feita pela União, está cada dia mais entrando venezuelano. Entram, por dia, de 500 a 700 venezuelanos no estado de Roraima”, disse a governadora.

O governo ainda disse que o fechamento das fronteiras é uma questão de necessidade, pois, é o estado mais pobre da federação e não tem condições nem de manter os imigrantes e oferecer serviços como saúde e educação.

Ela ainda disse que o processo de interiorizar os imigrantes, que consiste em levá-los para estados como Mato Grosso e São Paulo, como aconteceu com 200 imigrantes no início desse mês, é lento então, é preciso que seja tomada uma postura mais efetiva em relação ao fluxo migratório.

 “A interiorização é lenta, apenas 260 venezuelanos foram levados para São Paulo e Mato Grosso. É preciso que a União tome uma postura mais efetiva em relação à questão migratória em nosso estado”, disse.