Pular para o conteúdo
Brasil

Governadora de Roraima pede para que União feche fronteira com a Venezuela

Governo alega não ter condições de atender tantos imigrantes 
Arquivo -

Governo alega não ter condições de atender tantos  

Na tarde desta sexta-feira (13), o governo de protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal uma ação pedindo para que a União feche temporariamente a fronteira do estado com a . A relatora será a ministra Rosa Weber.

De acordo com a entrevista dada pela governadora de Roraima, Suely Campos (PP) para a TV Globo, ela disse que a administração não está conseguindo lidar com a quantidade de venezuelanos que chega ao estado, que chega a 700 pessoas por dia. Ela ainda afirma que não concorda com a política da União com a entrada de imigrantes no país, que vem em busca de melhores condições de vida.

A governadora ainda pediu ao STF mais verbas para lidar com os imigrantes e na ação ela afirma que a União tem sido “omissa” no controle de fronteiras.  “O estado de Roraima protocolou uma ação civil originária no STF contra a União ‘na sua obrigação de fazer’, porque a União precisa efetivamente controlar a fronteira no estado de Roraima. Da forma como está sendo feito, nós não concordamos, porque continuamos tendo um grande impacto no fluxo imigratório venezuelano. Com essa facilitação na fronteira feita pela União, está cada dia mais entrando venezuelano. Entram, por dia, de 500 a 700 venezuelanos no estado de Roraima”, disse a governadora.

O governo ainda disse que o fechamento das fronteiras é uma questão de necessidade, pois, é o estado mais pobre da federação e não tem condições nem de manter os imigrantes e oferecer serviços como saúde e educação.

Ela ainda disse que o processo de interiorizar os imigrantes, que consiste em levá-los para estados como Mato Grosso e , como aconteceu com 200 imigrantes no início desse mês, é lento então, é preciso que seja tomada uma postura mais efetiva em relação ao fluxo migratório.

 “A interiorização é lenta, apenas 260 venezuelanos foram levados para São Paulo e Mato Grosso. É preciso que a União tome uma postura mais efetiva em relação à questão migratória em nosso estado”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Homem é preso por agredir ex-mulher e posse ilegal de armas

Contas de 2024 são reprovadas após passivo crescer R$ 829 mi e Melo pode cair no Corinthians

Motorista bêbado perde controle da direção e bate Saveiro em poste

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

Homem é morto a tiros em casa na frente da esposa

aposentadoria

INSS: Justiça aponta liberação irregular de descontos para a Contag

Últimas Notícias

Brasil

Justiça converte flagrante de ex-CEO da Hurb em prisão preventiva

João Ricardo subtraiu uma obra de arte e três esculturas do Hotel Hyatt

Mundo

Apagão: brasileiro que mora em Madri relata fila em mercados

Os supermercados estavam fechados

Polícia

Três são presos pelo Garras por tráfico no Jardim Tijuca

Porções de maconha embaladas para a venda

Polícia

Homem é morto a tiros em casa na frente da esposa

Atirador bateu palmas na frente da casa da vítima