Pular para o conteúdo
Brasil

Golpista que inspirou filme ‘VIPs’ e mais dois são presos no MT

Condenado por vários crimes, Marcelo Nascimento da Rocha, cuja história inspirou o filme “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso” e é considerado um dos maiores golpistas do país, foi preso nesta quarta-feira (25) durante a Operação Regressus por apresentar atestados falsos para a progressão de regime. A defesa de Marcelo VIP negou que ele […]
Arquivo -

Condenado por vários crimes, Marcelo Nascimento da Rocha, cuja história inspirou o filme “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso” e é considerado um dos maiores golpistas do país, foi preso nesta quarta-feira (25) durante a Operação Regressus por apresentar atestados falsos para a progressão de regime.

A defesa de Marcelo VIP negou que ele tenha falsificado documentos e afirmou que o tempo de trabalho será comprovado.

Também foram presos em , durante a operação, o ex-assessor da 2ª Vara Criminal de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Pitágoras Pinto de Arruda, e o condenado por tráfico de drogas Márcio Batista da Silva, conhecido como Dinho Porquinho.

A operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ainda são cumpridas 19 ordens de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande, e Rio de Janeiro.

A polícia suspeita que outros presos possam ter conseguido a remição da pena usando documentos falsos ou empresas de fachada.

Marcelo “Vip”, como ficou conhecido, passou quatro anos na prisão e em 2014 passou a cumprir pena em regime semiaberto, mas, como Mato Grosso não tem estrutura adequada para esse tipo de regime, foi beneficiado com a prisão domiciliar, após comprovar que tinha trabalho. Ele era monitorado com tornozeleira eletrônica.

Piloto de avião, Marcelo é acusado de aplicar diversos golpes e parte dessas histórias foi contada no livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, depois adaptado para o cinema com atuação de Wagner Moura no papel do golpista.

Ele já foi condenado por crimes como associação ao tráfico, roubo de avião, estelionato e falsidade ideológica. Foi preso em 12 estados diferentes e fugiu nove vezes.

A operação

Os mandados de prisão foram expedidos pala Vara Contra o Crime Organizado de Cuiabá. A investigação é coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e teve a cooperação da Subsecretaria de Inteligência do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A apuração é sedimentada em três inquéritos instaurados na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que apuram fraudes processuais para obtenção de progressão de regime, peculato e também lavagem de capitais de presidiários que progrediram usando documentos falsos.

 

G1MT

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Confira quais são os pontos críticos de Campo Grande a serem evitados após as chuvas

Turismo no Pantanal

É seguro? Tragédia no Pantanal reacende debate sobre passeios para avistamento de onças em MS

Moraes e mais três votam para manter Collor preso, mas Gilmar suspende julgamento

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Polícia descarta hipótese de assassinato de caseiro antes de ser devorado por onça no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Após fim de semana de chuvas, MS poderá ter frio com mínima de 11ºC

Meteorologia prevê que fim de abril tenha menores temperaturas do ano

Trânsito

Semáforo intermitente causa acidente na Avenida Nasri Siufi em Campo Grande

Um dos carros teve a frente destruída

Brasil

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Ministro pediu pena de 1 ano e seis meses

Esportes

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Azul sairá de cena e novas cores serão lançadas para atrair público mais jovem