O vídeo que circula nas redes sociais e mostra um helicóptero da PRF (Polícia Rodoviária Federal) sobrevoando grevistas na cidade de Tubarão, Santa Catarina, e tocando o hino nacional para os caminhoneiros é Fake News.
Apesar de acumular milhares de visualizações e compartilhamentos no facebook o vídeo não é verdade, então vamos desmascarar a farsa.
– Título alarmista
A publicação fala que os veículos de comunicação estão tentando esconder a notícia de você. Se a notícia não foi dada em nenhum outro veículo, provavelmente é falsa.
– Intensidade do som
O helicóptero está distante de quem grava e mesmo assim o som é perfeito, isso é um forte indício de manipulação do vídeo. Se o som tivesse vindo da aeronave provavelmente ele estaria distorcido ou bem mais baixo.
– O vídeo
Nos últimos segundos da gravação, quando aparece a multidão, é possível ver uma caixa de som, provavelmente o som vem de lá.