Pular para o conteúdo
Brasil

Escola Fauzze Scaff conquista segundo lugar em prêmio nacional de cooperativas

Assessoria A escola municipal Fauzze Scaff Gattas Filho conquistou o segundo lugar no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A unidade, localizada no bairro Nova Campo Grande, se classificou na categoria Cooperjovem. O evento aconteceu em Brasília – DF e reuniu várias cooperativas do país, tendo como intuito […]
Arquivo -

Assessoria

A escola municipal Fauzze Scaff Gattas Filho conquistou o segundo lugar no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A unidade, localizada no bairro Nova , se classificou na categoria Cooperjovem.

O evento aconteceu em – DF e reuniu várias cooperativas do país, tendo como intuito promover ações para o desenvolvimento social econômico e sustentável. A Escola foi premiada com a aplicação do Programa Cooperjovem, dentro da unidade e que tem como seu objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

Foram analisados 437 projetos de 267 cooperativas de 20 estados brasileiros. Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, lideranças cooperativistas e outros parceiros do movimento.

A implementação do Cooperjovem na escola, foi através da metodologia do Projeto Educacional Cooperativo (PEC). A intenção era levar a equipe escolar direcionamento no planejamento e nas práticas pedagógicas, auxiliando na transformação do contexto escolar e nos bairros do entorno, fortalecendo o engajamento da comunidade por meio de ações integradoras do projeto “Horta Escolar e Expansão de Canteiros Verdes na Comunidade”.

A parceria entre as duas entidades buscou atender grupo de famílias em situação de vulnerabilidade social. A metodologia direcionou para uma educação para a cooperação, com práticas pedagógicas reflexivas, conscientes e criativas.

“O trabalho em parceria foi muito importante. Percebi o tanto que a escola cresceu. Quando um professor vem com uma ideia de um trabalho e solta isso para os colegas, eles imediatamente abraçam a ideia e cooperam com esse mesmo projeto para que ele dê certo. Todos se envolvem, alunos e professores”, explicou Tânia Vital, diretora da unidade.

Segundo ela, o resultado foi uma equipe de professores mais cooperativos e com um sentimento de aproximação da escola, fortalecendo vínculos, alunos e comunidade. “Hoje em dia eu tenho professores muito mais engajados e comprometidos. O protagonismo dos alunos melhorou muito também”, ressalta Tânia Vital.

Para o presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Régis, a premiação com o título nacional foi gratificante e inspiradora. “É um grande orgulho representar o Mato Grosso do Sul nesse prêmio nacional que há 11 edições premia cooperativas com grandes iniciativas que nos inspiram. Estar entre elas é uma grande conquista”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Por um trânsito mais seguro, projeto social faz oração na Avenida Afonso Pena

Ary Fontoura diz que ‘cumpriu sua tarefa’ ao citar relacionamentos

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Licença do parlamentar, que está nos EUA, termina neste domingo (20)

MidiaMAIS

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Interessados devem se inscrever em apenas uma de 3 categorias: Canção Popular Regional, Canção Popular Urbana e Canção de Câmara

Brasil

Além de proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Lei Magnitsky prevê sanções como bloqueio de bens , sejam imóveis ou ativos financeiros nos EUA e países aliados

Mundo

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Disparos israelenses próximo a centros de distribuição de alimentos se tornaram rotina