Pular para o conteúdo
Brasil

Diminuição de casos dificulta desenvolvimento de vacina contra dengue

A diminuição do número de casos de dengue no Brasil tem dificultado o desenvolvimento da vacina contra a doença. Com menos infectados, a circulação do vírus na população é menor, o que está afetando a terceira e última fase do estudo clínico da vacina. O problema ocorre principalmente entre as crianças de 2 a 6 […]
Arquivo -

A diminuição do número de casos de no Brasil tem dificultado o desenvolvimento da vacina contra a doença. Com menos infectados, a circulação do vírus na população é menor, o que está afetando a terceira e última fase do estudo clínico da vacina. O problema ocorre principalmente entre as crianças de 2 a 6 anos, a faixa etária mais difícil de ser recrutada para os testes.

“A dificuldade de recrutamento nessa faixa etária se deve ao fato de que é preciso a autorização dos pais para participação dessas crianças como voluntárias, e sempre há uma preocupação deles em autorizar”, explicou o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Precioso. “Mas já temos um grande número de crianças nessa faixa etária vacinada e acreditamos que em alguns meses devemos conseguir obter um número mínimo de voluntários”, acrescentou.

Segundo o Butantan, a terceira fase do estudo clínico começou em 2016 e está sendo realizada em 14 centros de pesquisa clínica, distribuídos em cinco regiões do país, e envolverá, até o seu final, 17 mil voluntários. Até o momento, 15,5 mil já foram recrutados.

Após receber a vacina, os voluntários são acompanhados por cinco anos para comprovar a eficácia da vacina. A estimativa para conclusão do desenvolvimento da vacina, iniciado há cerca de dez anos, é de seis a 15 anos. “O tempo clássico para o desenvolvimento de uma vacina é habitualmente de seis a 15 anos, sendo muito mais próximo dos 15 anos. Entre 12 e 15 anos é o período considerado mais recorrente para o desenvolvimento de novas vacinas”, disse Precioso.

Segundo o Butantan, a vacina desenvolvida pelo Instituto é uma aposta da saúde em nível mundial, já que deverá prevenir os quatro subtipos do vírus da dengue, poderá ser indicada para pessoas de dois a 59 anos e deve funcionar também para pessoas que não tiveram a doença anteriormente. A vacina está na terceira fase do estudo clínico, sendo testada em humanos.

Assim que concluída essa fase, e após o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina poderá ser disponibilizada à população.

A vacina do Butantan age contra os quatro vírus da dengue e é liofilizada (em pó), podendo ser diluída e também conservada em refrigeradores. “Até o momento, todos os dados coletados tanto na fase dois como na três têm confirmado a segurança da vacina, que tem causado pouquíssimas reações adversas, semelhantes às de outras vacinas”, disse Precioso. “Os resultados preliminares também têm mostrado que, com apenas uma dose, a vacina é capaz de estimular o sistema imunológico dos vacinados de forma que seja possível protegê-los contra os quatro tipos da dengue”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seguem abertas inscrições para concurso da Guarda Municipal com salários de até R$ 3,4 mil

Implementadas há 5 anos, escolas estaduais cívico-militares superam indicadores em MS

Perigo dentro e fora de casa: remédio vencido requer descarte especial e Conselho alerta para riscos

Morte súbita: infarto pode ser silencioso, mas coração quase sempre avisa

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

VÍDEO mostra amigos andando no meio da rua antes de atropelamento na Ernesto Geisel

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Ao todo, 30 obras concorreram no festival aos prêmios no valor total de R$ 57,5 mil

Emprego e Concurso

Prazo para inscrição em concurso de professor encerra nesta segunda-feira

O concurso oferta 37 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva

Cotidiano

Mais de 155 mil estudantes voltam às aulas a partir desta segunda em Campo Grande

São aguardados 110 mil estudantes da rede municipal, na segunda; enquanto na estadual 190 mil voltam às aulas na terça, 45 mil deles na Capital

Emprego e Concurso

Procurando estágio? Bracell oferece 13 vagas para universitários de várias áreas

Destinado a estudantes, estágio é para as áreas como Administração, Engenharias, Psicologia, Direito, RH, entre outras