Assaltantes renderam 30 fiéis no local
Pelo menos 30 pessoas foram rendidas por um homem encapuzado em uma igreja na noite desta quinta-feira (8), na Vila Kennedy, favela da zona oeste do Rio de Janeiro, cerca de três horas após as Forças Armadas deixarem o bairro.
Os criminosos fugiram levando dinheiro da paróquia, além de jóias e celulares dos fiéis. “As confissões já estavam de finalzinho, a maior parte já tinha ido embora. Tinham de 30 a 40 pessoas por lá”, disse uma moradora que não quis se identificar.
O menino armado rendeu todo o mundo, assaltou o padre, levou carteiras, dinheiro, tudo. Levaram a aliança do meu marido. A sensação é péssima. A gente já perdeu o direito de ir e vir. Nem na igreja podemos ir mais”, disse outra moradora.
O Exército cumpria ações ostensivas na região, a fim de enfraquecer o crime organizado na favela, horas antes do crime – o que vem ocorrendo em diferentes favelas desde o início da intervenção no Rio de Janeiro.
A Polícia Militar afirmou que, “segundo o comando da UPP Vila Kennedy, nenhuma equipe policial nem a base da unidade foram procuradas para a comunicação ou registro do suposto incidente”.
Moradores temem agora rechaços dos traficantes. “O boate deles [os criminosos] é o seguinte: vai ter repressão aos moradores quando o Exército for embora. E aí como a gente fica?”, comentou outra mulher no bairro.