Pular para o conteúdo
Brasil

Crianças venezuelanas buscam comida no lixo em Roraima

Crianças venezuelanas procuram comida no lixo em Pacaraima, município ao norte do estado de Roraima, a situação na cidade se agravou com as agressões à imigrantes no último sábado (18). De acordo com informações do G1, três crianças foram flagradas catando sobras de comida pelas ruas, em entrevista à emissora elas disseram que sua família […]
Arquivo -

Crianças venezuelanas procuram comida no lixo em Pacaraima, município ao norte do estado de Roraima, a situação na cidade se agravou com as agressões à imigrantes no último sábado (18).

De acordo com informações do G1, três crianças foram flagradas catando sobras de comida pelas ruas, em entrevista à emissora elas disseram que sua família perdeu tudo quando moradores da cidade queimaram pertences de imigrantes no sábado.

“Nossa mãe não tem trabalho. Ela vendia café na rua, mas perdemos tudo quando queimaram nossas coisas”, afirmou uma menina venezuelana de 11 anos, “Procuramos comida, latinhas e coisas para vender”, completou a garota.

Em meio à onda de violência na região em decorrência da crise migratória e da falta de políticas públicas para acolher os chegam no país, a mendicância acaba se tornando alternativa para falta de recursos.

Junto à garota entrevistada, estavam seu irmão de 9 anos e um amigo de 12 anos, eles reviravam as lixeiras e pediam restos de alimento em ruas comerciais da cidade.

A avó dos irmãos conta em lágrimas que a família não tem dinheiro nem trabalho desde que chegou. Atualmente eles não dormem mais na rua, estão abrigados na casa de uma moradora da cidade, também venezuelana, os restos de comida coletados são divididos entre todos da residência.

Violência

No último sábado (18), moradores de Pacaraima se revoltaram com o assalto e agressão de um comerciante brasileiro, supostamente cometido por quatro .

A fúria de populares com a situação gerou uma onda de violência na cidade, inúmeros venezuelanos foram agredidos, tiveram seus pertences queimados e acabaram expulsos do país enquanto uma multidão cantava o hino nacional pelas ruas. Vídeos publicados nas redes sociais com as cenas de hostilidade chocaram o país nesta semana.

Ações do Governo Federal

Na manhã desta quinta-feira (23), o governo federal se comprometeu a acelerar o processo de interiorização de venezuelanos para outros estados, em uma tentativa de desafogar a fronteira e evitar novos episódios de violência. De acordo com a Agência Brasil, a expectativa do Governo é de que até o fim da próxima semana pelo menos 250 pessoas deixem o local. Até o fim do mês que vem a meta é retirar voluntariamente cerca de 1.000 venezuelanos de Roraima.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas