Pular para o conteúdo
Brasil

Confira as 6 mentiras sobre febre amarela que mais circulam no WhatsApp

Segundo o Ministério da Saúde, foram 81 mortes registradas
Arquivo -

Segundo o Ministério da Saúde, foram 81 mortes registradas

Com o surto de no país, muitas informações de origem duvidosa começaram a circular pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp. A doença, que até os últimos dados do Ministério da Saúde, matou 81 pessoas, entre 1º julho a 30 de janeiro, gera preocupação até para quem não está nas áreas de risco, o que eleva as chances de compartilhar conteúdos falsos.

A Agência Pública, agência de notícias, verificou a veracidade de duas mensagens que estão sendo amplamente divulgadas no aplicativo WhatsApp. Segundo a publicação, esses conteúdos abordam vários tópicos relacionados a febre amarela, informando desde efeitos colaterais da vacina até possíveis lucros de empresas farmacêuticas com a campanha de imunização.

A checagem dos dados foi divulgada e revela uma série de equívocos nas informações. Com as informações da Agência Pública, o Jornal Midiamax listou as informações erradas que mais circulam no WhatsApp:

1 – Informação falsa: “Se você não for alérgico, tome de 3 a 6 gotas de própolis por dia diluído em água ou suco. O própolis entra na corrente sanguínea e seu cheiro é expelido pelos poros, os mosquitos não suportam o cheiro e não picam”.

Ao portal, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o instituto de pesquisa e tratamento de doenças responsável também pela produção das vacinas contra a febre amarela no Brasil, informou que não há nenhuma comprovação de eficácia dos inseticidas naturais como repelentes para mosquitos. Além disso, o método não possui aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

2 – Informação exagerada: “Estudei enfermagem há quase 20 anos e a literatura sempre falou que ‘a forma grave da febre amarela é raríssima”. 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice de casos de febre amarela que evoluem para a forma greve é de aproximadamente 15% a 25%. Outros estudiosos ouvidos pela agência como pesquisador Pedro Fernando da Costa Vasconcelos e a médica Flávia Bravo, da SBIm (Comissão de Revisão de Calendários e Consensos da Sociedade Brasileira de Imunizações), que o índice não é elevado, chegando a cerca de 10%.

3 – Informação falsa: “Percebem que, pela literatura, se geralmente quem contrai o vírus nem chega a apresentar sintomas e quem contrai torna-se imune permanentemente, é óbvio que um percentual enorme da população está nessa categoria”.

Ao portal, especialistas da Fiocruz, da USP (Universidade de ) e da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) informaram não haver registros de que a população é imune ao vírus.

4 – “Na bula da vacina contra febre amarela constam como reações e danos colaterais: MENINGITE, SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ, ENCEFALOPATIA”.

Segundo a agência, em consulta ao site da Anvisa onde consta a bula da vacina, o único efeito colateral citado na mensagem e que tem menos de 0,01% de chances de ocorrer é a encefalopatia.

5 – “Eu tenho certeza absoluta que tudo está sendo manipulado para criar o medo na população, assim como fizeram em 2009 com a tal gripe suína que ninguém nunca mais ouviu falar, e uma vez criado o medo, levarem todos a se submeter a mais uma vacina QUE CONTÉM UM PERCENTUAL ABSURDO DE MERCÚRIO, um dos metais mais tóxicos que existem”.Confira as 6 mentiras sobre febre amarela que mais circulam no WhatsApp

Em nota enviada ao portal, a fundação que produz a vacina esclareceu que não há mercúrio em sua composição. A fabricação é feita a partir de um vírus atenuado que é inserido em ovos de galinha para que se multiplique. Após a incubação, os embriões com o vírus são triturados para produzir a suspensão viral, que depois de testada, é envasada.

6 – “Está acontecendo uma campanha massiva no Brasil, pois o governo está com estoque alto e não quer ter prejuízo se a validade vencer. (…) Também tem os lucros obtidos da BigPharma se bater a meta”.

O SUS (Sistema Único de Saúde) utilizadas vacinas da Fiocruz e não de uma empresa farmacêutica particular, como informa a mensagem. Outro erro encontrado no texto é a afirmação de que o governo tem grande estoque desta vacina. Devido à dificuldade de produzir a vacina em pouco tempo, o governo teve que fracionar as vacinas para atender a população que necessitava.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete