A poucas semanas do início da corrida eleitoral, a Câmara dos Deputados promove comissão geral nesta terça-feira (19) para discutir que tipo de tratamento dar às ‘', notícias reconhecidamente falsas, que devem ser impulsionadas nas eleições de outubro. O debate foi convocado pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Para o parlamentar, as fake News reproduzidas em grande escala são um risco à democracia, haja vista que são cada vez mais utilizadas no embate político e são unicamente “destinadas a ferir a dignidade de pessoas públicas e comprometer a legitimidade de instituições e processos políticos”, afirmou ao site da Câmara.

As notícias declaradamente falsas, alertou o parlamentar, podem interferir o processo eleitoral e há, inclusive, indícios de que tenham sido usadas para este fim em eleições de outros países, pois dão a aparência de veracidade e legitimidade a relatos inverídicos, ofensivos ou destinados a distorcer a interpretação da conjuntura política.

“O uso desse recurso não deve ser visto de forma ingênua. Há evidências de intervenções, inclusive oriundas de outros países, em processos eleitorais ou de consulta popular nos EUA e em vários países da Europa”, destacou.

Devem participar da discussão o presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Márcio Novaes, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, além do diretor de Políticas Públicas do Google, Marcel Leonard. A comissão geral terá início às 9h30 no Plenário da Câmara.