Brasil

Cariocas poderão adotar placa do Mercosul a partir desta terça-feira

Rio de Janeiro será o primeiro Estado do país a usar o modelo de placa do Mercosul do Brasil nos veículos. O novo modelo será apresentado e disponibilizado aos fluminenses nesta terça-feira (11). Os motoristas poderão fazer a troca, não obrigatória, para a novo padrão com 4 letras e 3 números. Quem fizer operações veiculares […]

Bruna Vasconcelos Publicado em 11/09/2018, às 07h56

Divulgação
Divulgação - Divulgação

Rio de Janeiro será o primeiro Estado do país a usar o modelo de placa do Mercosul do Brasil nos veículos. O novo modelo será apresentado e disponibilizado aos fluminenses nesta terça-feira (11). Os motoristas poderão fazer a troca, não obrigatória, para a novo padrão com 4 letras e 3 números.

Quem fizer operações veiculares também devem receber a nova placa. Entre elas estão: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria do veículo e troca de placas danificadas.

O Detran/RJ acredita que o novo modelo deve “garantir mais segurança para a população.” O modelo conta com um QR Code com os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro.

A tecnologia permitirá, por exemplo, que a polícia saiba instantaneamente se o veículo foi clonado ou não. O valor para a mudança é o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35).

Jornal Midiamax