Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara dos Deputados comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene requerida pelos deputados Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR). Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), […]
Arquivo -

Em homenagem aos 110 anos da japonesa no , comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene requerida pelos deputados Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR).

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa realizou a homenagem movida pelos sentimentos de admiração e gratidão. “Por aqueles bravos 781 imigrantes, que, em circunstâncias difíceis, traziam a vontade de trabalhar e a habilidade ancestral no manejo agrícola”, ressaltou.

Maia também falou sobre as dificuldades que os primeiros imigrantes enfrentaram ao chegar ao Brasil. “Eles traziam também a esperança de vencer ainda que nada os favorecesse”.

A deputada Keiko Ota, presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, relembrou o início da imigração japonesa no Brasil. “Começamos uma saga no início do século 20, no ano de 1908, um legado humano representado por centenas de famílias que formaram raízes No Brasil. São 110 anos de imigração, repletos de sonhos e esperanças, de comprometimento, dedicação, de suor e lágrimas. E de preconceito, mas também de libertação”, declarou.

O deputado Vanderlei Macris considera que a sociedade brasileira se tornou melhor depois da chegada dos japoneses. “De lá para cá, aquele grupo que chegou no Kasato Maru e atracou no porto de Santos se adequou também aos nossos costumes apesar de toda dificuldade e foram importantes para que a gente tivesse o entrosamento cultural e educacional entre os nossos países”, afirmou.

Agricultura

O deputado Takayama destacou a importância da imigração japonesa para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Foi o que levou o governo brasileiro a estabelecer essa relação diplomática com o governo japonês, a fim de negociar a vinda de trabalhadores para essa área da agricultura e que acabou resolvendo o problema dos dois países”.

Imigração

No dia 28 de abril de 1908, o navio Kasato Maru partiu de Kobe levando os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. A bordo estavam 781 pessoas. A chegada no Brasil aconteceu no dia 18 de junho do mesmo ano no porto de Santos (SP). Os japoneses vieram, principalmente, para trabalhar em lavouras de café.

AgênciaCâmara

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Homem é preso por agredir ex-mulher e posse ilegal de armas

Contas de 2024 são reprovadas após passivo crescer R$ 829 mi e Melo pode cair no Corinthians

Motorista bêbado perde controle da direção e bate Saveiro em poste

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

Homem é morto a tiros em casa na frente da esposa

aposentadoria

INSS: Justiça aponta liberação irregular de descontos para a Contag

Últimas Notícias

Brasil

Justiça converte flagrante de ex-CEO da Hurb em prisão preventiva

João Ricardo subtraiu uma obra de arte e três esculturas do Hotel Hyatt

Mundo

Apagão: brasileiro que mora em Madri relata fila em mercados

Os supermercados estavam fechados

Polícia

Três são presos pelo Garras por tráfico no Jardim Tijuca

Porções de maconha embaladas para a venda

Polícia

Homem é morto a tiros em casa na frente da esposa

Atirador bateu palmas na frente da casa da vítima