Pular para o conteúdo
Brasil

Aliança entre Mercosul e União Europeia foi defendida por Temer

Discurso aconteceu durante a Cúpula dos Presidentes do Mercosul
Arquivo -

Nesta segunda-feira (18), em seu discurso na Cúpula dos Presidentes do , em Assunção (Paraguai), o presidente , disse que o bloco sul-americano precisa ir cada vez mais ao rumo à inserção na economia global, defendendo as negociações para um acordo entre o Mercosul e a .

De acordo com a Agência , o presidente defendeu o acordo dizendo que isso tornaria os produtos mais competitivos e geraria renda e empregos para a população. “Na frente das negociações externas, nossa opção é inequívoca, mais e melhor abertura. No lugar de nos fecharmos entre nós mesmos, atuamos em conjunto para inserir nossos países na economia global. Essa estratégia é indispensável para a competitividade dos nossos produtos, para a geração de emprego e renda para nossa gente”, afirmou.

Temer também lembrou que a negociação de aliança entre o Mercosul e a União Europeia teve avanços significativos nos últimos tempos e, antes dele, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, também demostrou insatisfação com a demora no fechamento de um acordo.

Aliança

O Mercosul é o acordo firmado entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e Venezuela, porém, o último está suspenso do bloco deste 2016. Na reunião de hoje, a presidência pro tempore do bloco será transferida ao Uruguai.

De acordo com Temer, as negociações tem tido razoável sucesso e que o bloco deve ser mais aberto. “Não devemos abandonar a ideia desta aliança com o Mercosul, porque na premissa que levantei, segundo a qual nosso trabalho deve ser cada vez mais de abertura para o mundo, fechar essa porta agora significa impedir o caminho das negociações que tem tido razoável sucesso”, disse.

Michel Temer.O presidente também avaliou como positiva a aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru e México). Segundo Temer, as palavras de ordem do Mercosul são “mais diálogo, mais livre comércio e mais investimento”.

Venezuela

Em relação ao intenso fluxo migratório de venezuelanos no Brasil, Temer disse que o Brasil está vigilante em relação às condições humanitárias degradantes do país vizinho. “Não temos poupado esforços para construir condições físicas e jurídicas que permitam o acolhimento solidário de quem foge de uma crise humanitária”, disse.

Segurança

A internacionalização do crime organizado e a preocupação com a segurança pública foram mencionadas por Temer como problemas que atingem os países e a população da região. Segundo ele, o Mercosul pode ajudar a “fazer a diferença” no combate a esse “flagelo”. Para o presidente, o crime organizado ultrapassa fronteiras e desrespeita os valores de cada país

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda