No inicio do mês, 33 presos foram mortos no local

Uma garrafa de pólvora, 136 armas brancas, 56 celulares, 31 aparelhos de televisão, 61 geladeiras e sementes de maconha foram encontradas nesta sexta-feira (27) durante vistoria dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, segundo informou o Ministério da Defesa.

A revista ocorreu durante todo o dia na maior unidade prisional do estado, onde 33 detentos foram assassinados no início do mês por presos de uma .

Também foram apreendidos munição de borracha, 1,2 Kg de entorpecente aparentando ser maconha, dois pacotes de cocaína, chips de celular, 55 antenas improvisadas, 12 aparelhos de DVD, 23 fogões e quatro marretas grandes.

Além disso, foram achadas diversas anotações, vergalhões para confecção de armas, 25 resistências de aquecimento de água improvisados, oito cartões de crédito, R$ 607, e uma carteira com porte de arma vencido.

O Exército retirou nove carradas de caminhão com entulho de dentro da unidade.

Os trabalhos de varredura ocorreram durante todo o dia, informou o Governo.

Participaram da ação uma equipe de inteligência especializada em busca em presídio da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), agentes do GIT (Grupo do Grupo de Intervenção Tática), agentes penitenciários, policiais militares e o efetivo do Exército da 1ª Brigada de Infantaria e Selva.

Segundo informou o Exército, os militares atuaram dentro do presídio em ações “com técnicas de varredura para detecção de armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos”.

A participação das Forças Armadas na ação se baseia no decreto presidencial que permitiu a entrada de homens do Exército em presídios do país, segundo o estado.

Massacre em presídio

No dia 6 de janeiro, 33 presos foram assassinados na penitenciária agrícola, que fica na BR-174, na zona Rural de Boa Vista. O governo atribuiu o massacre a uma facção. Os mortos, no entanto, não pertenciam a nenhuma organização criminosa.