Pular para o conteúdo
Brasil

Temer diz que crise atual “exige” construção de novos presídios

"Desejo que daqui alguns anos não haja necessidade", disse
Arquivo -

“Desejo que daqui alguns anos não haja necessidade”, disse

O presidente (PMDB) voltou a defender em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11) a construção de presídios como solução para a crise do sistema penitenciário brasileiro.

“Meu desejo é de que daqui alguns anos não haja necessidade de anunciar a construção de presídios, mas só escolas e postos de saúde. Mas o ainda tem um longo caminho para este efeito”, disse o presidente. 

“No momento, a realidade que nós vivemos exige, naturalmente, a construção de presídios”, afirmou Temer. A ideia de construir novos presídios já foi anunciada anteriormente pelo peemedebista.

Entretanto, a expectativa é de que os recursos disponibilizados resultem na construção de apenas cinco novas penitenciárias , aumentando o número de vagas em cerca de 5 mil.

Esse número representa apenas 0,4% do déficit atual de vagas no sistema carcerário. De acordo com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), 251 mil presidiários brasileiros estão “sobrando” nas penitenciárias, que suportam apenas 371 mil dos 622 mil detentos.

Temer voltou a falar da briga de facções nos presídios, chamando as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital) e da FDN (Família do Norte) de “matanças pavorosas”.

“Estas organizações criminosas, PCC, Família do Norte, etc constituem-se quase, digamos, numa regra jurídica, numa regra de direito fora do Estado. […] Quando fazem aquela pavorosa matança, o fazem baseado em códigos próprios”, disse Temer.

“Está é uma questão que ultrapassa os limites da segurança para preocupar a nação como um todo”, declarou o presidente na entrevista, logo antes do início de uma reunião como núcleo de infraestrutura do governo.

(sob supervisão de Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Apresentação teve acompanhamento de luxo da Orquestra de Câmara do Pantanal e também da Cia de Dança

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital