Inicialmente eram apenas 4 fábricas

Suíça ampliou a proibição de importação de carne de 4 para 21 unidades processamento brasileiras, como parte de medidas de segurança em toda a Europa, disseram autoridades suíças neste domingo (26), segundo a agência Reuters.

Os peritos veterinários da UE recomendaram o reforço dos controles sobre as importações de carne do Brasil após denúncias da Polícia Federal sobre supostas propinas pagas para venda de produtos sem inspeção, no âmbito da .

Chefes dos serviços veterinários dos 28 Estados-membros da União Europeia reuniram-se em Bruxelas para discutir uma resposta da UE ao escândalo e ao risco da carne entrar no bloco.

“A extensão da proibição é uma resposta às medidas europeias, visando impedir que a carne chegue ao território da União Europeia via Suíça”, disse uma porta-voz do escritório suíço de segurança alimentar e veterinária.

A Suíça já havia proibido na terça-feira (21) as importações de 4 unidades envolvidas no escândalo. Em 2016, o país importou US$ 49 milhões em carnes brasileiras.

Redução das restrições

No sábado (25), China, Chile e Egito disseram que vão reabrir os mercados para as carnes do Brasil, exceto para os 21 frigoríficos investigados pela Operação Carne Fraca. Anteriormente, os países tinham anunciado a suspensão para todas as empresas brasileiras.

Veja os principais países que ainda têm restrições:

  • China: retomou o comércio com exceção dos 21 frigoríficos investigados e de cargas liberadas por 7 fiscais suspeitos

  • Chile: também retirou o veto para carnes brasileiras, mas manteve a suspensão para frigoríficos investigados

  • Egito: vai retomar as importações com dupla checagem na saída e na chegada ao Egito

  • União Europeia: mandará de volta carne dos estabelecimentos citados que já estava a caminho da Europa. Representantes virão ao Basil para reuniões e visitas em unidades produtivas

  • África do Sul, Emirados Árabes, Japão e Peru têm restrições parciais

  • Argélia, Bahamas, Hong Kong, Jamaica, México, Panamá e Qatar suspenderam todas as importações

  • Arábia Saudita, Coreia do Sul, Estados Unidos, Malásia e Vietnã reforçaram o controle

  • Argentina, Barbados, Israel e Rússia pediram mais informações sobre frigoríficos

Carne Fraca

Considerada a maior operação da Polícia Federal, quando se fala em números, a Carne Fraca soma 309 mandados, sendo 37 de prisão. Do total, 36 suspeitos foram presos e apenas um continua foragido. Veja quem são todos os alvos.

A PF aponta um esquema de fraude na produção e comercialização de carne. Além de corrupção envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e produtores, a investigação encontrou indícios de adulteração de produtos e venda de carne vencida e estragada. Das 21 fábricas investigadas, 18 ficam no Paraná.

Há ainda a suspeita de que partidos políticos tenham sido beneficiados com o pagamento de propina.