Pular para o conteúdo
Brasil

Sindicatos criticam reestruturação dos Correios; governo nega desmonte

Audiência na Comissão de Defesa do Consumidor
Arquivo -

Audiência na Comissão de Defesa do Consumidor

Representantes de sindicatos dos trabalhadores dos Correios criticaram o processo de reestruturação da empresa, que tem levado à diminuição do quadro de funcionários. O assunto foi debatido nesta quinta-feira (17) em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.Sindicatos criticam reestruturação dos Correios; governo nega desmonte

Segundo o representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva, mesmo com as dificuldades, os trabalhadores da empresa vêm cumprindo suas funções e não devem ser penalizados. “Nós estamos pagando um preço muito grande, e esse preço não pode recair sobre os trabalhadores porque nós prestamos serviço”, declarou.

O presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, José Aparecido Gandara, afirmou que é inadmissível que os trabalhadores tenham que “pagar a conta” dos Correios, com a diminuição da segurança nas agências, por exemplo.

“Se você tira o segurança armado, você tira a segurança, você deixa o empregado refém e a população refém. E agora tirou o banco, tirou o serviço que a gente presta à população e tem um contrato assinado com o Banco do Brasil. A determinação é de cima para baixo, ela não é ilegal, ela é imoral essa decisão da empresa porque, quando você faz um contrato, você engloba tudo: o que vai arrecadar, quanto vai gastar com segurança, qual é a segurança para a população”, afirmou.

Defesa da reestruturação

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, rebateu as críticas de desmonte para a privatização, afirmando que a empresa passa por um processo de remodelação e de adequação à nova realidade.

“Os Correios precisam se reinventar e, em cima dessa constatação, [ocorrem] todas as ações para mudança do negócio, como a entrada cada vez maior dos Correios nas encomendas – os Correios são os maiores operadores de encomenda do e-commerce do Brasil. E a atividade de ser um balcão de atendimento do governo federal, tudo aquilo que possa ser potencializado pela nossa presença nacional e capilaridade”, declarou.

O autor do requerimento para a realização da audiência pública, deputado Aureo (SD-RJ), destacou a importância dos Correios para a população, principalmente nas localidades mais distantes.

“A gente está dialogando para encontrar caminhos de melhorar os serviços, de atender os trabalhadores, de salvar essa empresa que é orgulho nacional, essa marca tão forte que é a dos Correios”, disse o deputado.

Já o representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Rodrigues Brito, afirmou que é preciso que a população tenha seus direitos garantidos, principalmente em relação ao atendimento no caso de problemas com objetos transportados pela empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas