Houve também problemas em turbina do avião

Ao invés de passar o em Nova York, 300 passageiros da American Airlines, estavam dentro em do avião, em Manaus, no Amazonas. Conforme noticiado pelo G1, o voo, que saiu de Fortaleza na sexta-feira (30), fez parada no Rio de Janeiro, e precisou fazer um pouso não programado em Manaus no sábado (31), após uma passageira passar mal a bordo. A previsão era chegar em Nova York na manhã do dia 31.

No Rio de Janeiro também houve atraso. Durante a escala do voo AA974, a aeronave apresentou problema na turbina direita e os passageiros chegaram a ficar esperando por 2 horas dentro do avião, disse a artista gráfica Marta Heilbonr, de 58 anos, ao G1.

“Chegamos ao hotel por volta de três horas da madrugada para acordar às 8h, porque o [novo] voo saia às 10h. Quando chegamos ao local, foram mais quatro horas para fazer o check- in”, disse a designer.

Por volta das 15h40 de sábado (31) o avião saiu do Rio de Janeiro, porém, durante o trajeto uma passageira passou mal e, conforme noticiou o G1, os passageiros informaram que o avião não tinha o suporte necessário para o atendimento. Um pouso não programado em Manaus foi necessário para proceder com os cuidados à mulher.

De acordo com informações do G1, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) a aeronave pousou na capital do Amazonas por volta das 18h55 (20h55 pelo horário de Brasília). Os passageiros informaram ao G1 que a mulher foi socorrida e levada para um hospital.

Passageiros e tripulação aguardaram por mais de quatro horas dentro do avião e só então foram informados que não poderiam mais decolar. Conforme relatos, a tripulação não poderia seguir viagem por “questões trabalhistas”.

Os mais de 300 passageiros foram alojados em dois hotéis de Manaus, mas não puderam levar suas malas. “Tem muita gente com remédios tarja preta na mala e pais com criança de colo que estão sem carrinho. Muita gente perdeu trabalho e escala. Eu ia ver meu marido, não pude estar lá”, desabafou a designer.

Passageiros estão hospedados em hotel em Manaus (Isis Capistrano/G1 AM)

O passageiro Rodrigo Urick, 39 anos, que programou a viagem para passar o aniversário de 15 anos da filha e aniversário de casamento em Nova York, reclamou da pouca informação repassada pela companhia aérea.

“A companhia não fala com a gente. O nosso voo foi cancelado mais de duas vezes. Passamos o Réveillon dentro do avião sem sair. A gente entende que a decisão de parar em Manaus foi assertiva para socorrer a passageira e que bom que tomaram a decisão de não decolar, com a máquina com defeito. Nosso problema é que eles sabiam que a aeronave estava com defeito e não resolveram a tempo”, disse.

Entre os passageiros estavam os famosos Danielle Winnits, André Gonçalves e o grupo de pagode Revelação. Para o ator André Gonçalves, os 300 passageiros foram maltratados desde o primeiro momento. “Eles não tinham estrutura para atender uma pessoa que passou mal, não havia oxigênio. Uma tripulação mal-educada que maltrata as pessoas. Nós passamos por uma sucessão de erros”, completou.

O G1 informou que entrou em contato com a Americam Airlines, porém ainda não recebeu posicionamento da empresa.