Investigação da

O resultado das análises feitas em amostras de carnes e embutidos feitas pela Vigilância Sanitária do Paraná saiu na manhã desta sexta-feira (31). As amostras são de produtos de marcas investigadas na Operação Carne Fraca. De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, o resultado foi satisfatório.

A ação de fiscalização foi realizada nos dias 20 e 21 de março em supermercados escolhidos aleatoriamente.

Veja a lista das amostras analisadas:

-JBS
Marcas Friboi e Seara – carnes resfriadas, mortadela de frango e salsicha

-BRF
Marcas Sadia e Perdigão – linguiça tipo calabresa, linguiça mista, presunto e salame
-Peccin
Marca Italli – salsichas
-Transmeat
Marca Novilho Nobre – carne bovina salgada curada

O resultado

Paulo Costa Santana falou sobre o resultado à RPC. Ele disse que nenhuma amostra apresentou problema.

“Todas resultaram satisfatórias para as características que foram analisadas. Ou seja, análise microbiológica e físico-químicas que demonstraram que esses produtos atendem aos critérios de qualidade exigidos para a sua comercialização”, afirmou.

Ao todo, dez amostras foram recolhidas nesta primeira etapa da fiscalização.

“O que a gente pode concluir, minimamente, é que esses produtos referentes às denúncias não estão comprometidos na totalidade dos lotes e dos produtos comercializados pelas empresas denunciadas. Ou seja, o problema pode ser um pouco mais pontual do que foi noticiado”, explicou.

Paulo Costa Santana esclareceu que é importante que a Vigilância Sanitária continue com a fiscalização: “É o que nós vamos fazer nesses dois meses de coleta e análises pelo Lacen [Laboratório Central do Estado do Paraná] para verificar se ainda esses produtos de inspeção do Ministério da Agricultura continuam ainda com a qualidade exigida”.

A Vigilância Sanitária já coletou outras amostras, e o resultado deve sair na sexta-feira (7).