Pular para o conteúdo
Brasil

Rebelião deixa jovem morto em unidade de internação de infratores no Recife

Dez adolescente participaram do homicídio
Arquivo -

Dez adolescente participaram do homicídio

Um adolescente de 17 anos foi assassinado durante ocorrida na noite de ontem (19), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, município da Região Metropolitana do Recife.   O local, vinculado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), recebe jovens menores de 18 anos que cometeram infrações e cumprem medida socioeducativa em regime fechado.

A assessoria de comunicação da Funase divulgou nota à imprensa sobre o caso. A Fundação afirma que o jovem foi morto por um grupo que também cumpria medida socioeducativa no local. O adolescente sofreu traumas na cabeça resultantes de agressão violenta. A Funase informa que o Instituto de Medicina Legal dará o laudo sobre a causa da morte. Dez adolescentes que participaram diretamente do homicídio foram identificados por meio das imagens de câmeras do circuito interno da unidade. 

Dois deles têm mais de 18 anos e foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna. Eles devem seguir para um presídio pernambucano. Os outros acusados foram transferidos para a Unidade de Atendimento Inicial. 

A rebelião, segundo a nota, começou por volta das 20h, quando adolescentes atearam fogo em colchões. O ato foi controlado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo. Uma equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa esteve no local ontem à noite para iniciar as investigações sobre o assassinato.

O Case de Abreu e Lima está superlotada, assim como a maior parte das unidades de internação de Pernambuco. O local tem 98 vagas, mas abrigava 189 adolescentes infratores no momento da rebelião. Com a morte do jovem e a transferência dos possíveis autores do crime o número de infratores passa para 178 internos.

O corpo do interno morto na noite de domingo está no Instituto Médico Legal para reconhecimento pela família. A nota da Funase diz ainda que a Corregedoria da instituição abriu uma sindicância para apurar as causas e possíveis responsabilidades da rebelião. Não houve registro de fugas. 

No ano passado uma crise foi desencadeada no sistema socioeducativo de Pernambuco depois de rebeliões com várias mortes em diferentes unidades do estado. Em novembro, uma comitiva presidida pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos fez uma visita em Pernambuco para verificar denúncias contra o sistema feitas por organizações da sociedade civil.

Assista o vídeo aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Últimas Notícias

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado