Pular para o conteúdo
Brasil

‘Perito’ que fez laudo para defender Temer usou programa amador, diz Globo

Reportagem do Fantástico traz desdobramento sobre laudos de gravação comprometedora
Arquivo -

Reportagem do Fantástico traz desdobramento sobre laudos de gravação comprometedora

O perito citado pelo presidente durante pronunciamento no sábado (20) utilizou equipamento amador para fornecer laudo, no qual afirmou haver pelo menos 53 edições em áudio entregue como prova por Joesley Batista, da JBS, segundo trouxe reportagem do programa Fantástico, da TV Globo.

De acordo com o Fantástico, o perito Ricardo Caires dos Santos é, na verdade, bacharel em direito e corretor de imóveis e conhecido por sua participação em programas sensacionalistas. O Fantástico cita que, procurado pelo jornal ‘O Globo’, Ricardo alegou que seu trabalho é apenas inicial e que qualquer conclusão depende de uma outra perícia.

'Perito' que fez laudo para defender Temer usou programa amador, diz Globo

O perito disse, ainda, que o objetivo de seu trabalho era apenas que outro profissional fizesse a perícia e que recorreu a um tocador de mídia, o programa Audacity, uma ferramenta gratuita para edições de áudio caseiras, e o software Vegas Pro 10, ferramenta profissional para edição de vídeo – embora a fita tenha apenas áudio e não imagens – softwares amadores, de acordo com ‘O Globo’, que não garantem exatidão do laudo defendido pela Folha de S. Paulo.

Credibilidade em xeque

A reportagem do Fantástico traz, ainda, que a matéria do jornal ‘O Globo’ destaca no laudo da perícia uma série de erros na transcrição da conversa: a presidente do BNDES Maria Sílvia Bastos foi confundida com Marina Silva. A CVM, Comissão de Valores Mobiliários, foi transcrita como CDN.

Na conclusão, o perito cometeu erros de português. Escreve: “para melhor identificação está marcados os pontos em vermelho e amarelo”, quando deveria dizer “estão” marcados. Diz ainda e “o objeto “áudio” está eivados de vícios”. No lugar de “está eivado”, o que demostra que o perito não tem o domínio da língua portuguesa.

O perito defendeu ainda que os trechos editados teriam reduzido o tempo total de conversa de 50 minutos para 38 minutos. A reportagem do Globo alerta que ele não considerou a gravação feita enquanto Joesley estava no carro, antes e depois de entrar no Palácio do Jaburu.

Procurada pela reportagem, a Folha de S. Paulo informou que contratou o perito e posteriormente o entrevistou para a produção de reportagem. Tanto no laudo produzido como na entrevista, Santos afirma textualmente que a gravação sofreu 53 edições. “Em nome da transparência, marca de seu jornalismo, a Folha voltará ao profissional para que ele esclareça o teor das declarações dadas a ‘O Globo’, a quem Santos ofereceu outra conclusão. Santos é perito judicial e já fez análises para diversos órgãos de imprensa.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Bairro Canguru recebe o 36° Feirão de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) na tarde desta terça-feira (15). O evento começa às 13h e vai até 16h. Este Cras foi polo do ‘Programa Mulheres Mil’, que formou 50 alunas no curso de assistente administrativo. Estas … Continued

Sem Categoria

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

De prefeito a delegado de polícia, autoridades vão precisar prestar informações sobre o que tem sido feito pelo grupo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Conteúdo de Marca

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Quer evitar surpresas desagradáveis ao alugar uma chácara para festas, casamentos ou confraternizações? Confira este checklist rápido com tudo o que você precisa avaliar: localização, estrutura, capacidade, preço, reputação e regras do espaço.