PepsiCo abre vagas para trainees e muda forma de recrutar jovens

Até 3 de novembro

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Até 3 de novembro

A PepsiCo acaba de lançar uma nova plataforma para seleção e treinamento de jovens batizada de “Seja ÚniCo”. O anúncio coincide com a abertura de inscrições para seu programa de trainees, que recebe candidaturas até 3 de novembro.PepsiCo abre vagas para trainees e muda forma de recrutar jovens

O recrutamento agora será feito com base em três iniciativas independentes, mas interligadas: First Gen, para estágio; Next Gen, para trainee; e Pro Gen, para formados com 2 a 5 anos de experiência que estejam cursando ou já tenham concluído um curso de pós-graduação.

“É uma plataforma com um olhar mais holístico para as diversas gerações, que contempla desde o jovem com zero experiência até aquele que já está no mercado há algum tempo”, explica Marcus Vaccari, VP de recursos humanos da empresa.

No caso dos trainees, o novo modelo de seleção da PepsiCo também se diferencia pela duração: do fim das inscrições até o momento em que o candidato fica sabendo se foi aprovado, todo o processo levará apenas 30 dias.

Etapas

A seleção será predominantemente online: das cinco etapas do recrutamento, três serão feitas pela internet, com a ajuda de recursos de inteligência artificial. Por dentro do assunto: A IBM mostra como a inteligência artificial está transformando os mais diversos setores Patrocinado 

“Haverá uma interface agradável, que falará a linguagem do jovem e avaliará seu perfil à medida em que forem conversando”, afirma Vaccari.

A inscrição pedirá apenas duas informações básicas: data de formatura e idade. Segundo o VP da PepsiCo, a não-exigência de dados como gênero ou nome da faculdade ajuda a neutralizar possíveis preconceitos inconscientes dos avaliadores. Com isso, a seleção se torna mais justa.

“O nome da plataforma é Seja ÚniCo porque na PepsiCo queremos valorizar as diferenças que nos tornam únicos e queremos que cada um possa construir sua carreira de forma livre, à sua própria maneira”, explica o VP.

As outras etapas online exigirão que o candidato desenvolva um projeto, que precisará ser “vendido” para os avaliadores no final. A duas fases presenciais, que encerram a seleção, envolvem dinâmicas lúdicas e acontecem em um único dia.

Segundo Vaccari, a empresa fará questão de se expor bastante durante o processo, por meio de conversas com ele próprio, outros diretores, trainees e até com o CEO. “Queremos que os candidatos nos conheçam também, até para terem certeza de que querem trabalhar conosco”, explica. “Não queremos só escolher, também queremos ser escolhidos”.

Uma vez aprovado, o candidato passará por treinamentos com duração total de 18 meses, em que aprenderá tanto a teoria quanto a prática do trabalho. As três iniciativas — First Gen, Next Gen e Pro Gen —somarão 455 horas de treinamento, que também incluem sessões de coaching.

Ao final de tudo, será necessário apresentar um case, “uma espécie de TCC”, nas palavras de Vaccari, que será avaliado por uma banca constituída por executivos de nível sênior da empresa.

A PepsiCo destaca que, na seleção, os candidatos não concorrem uns com os outros pelas vagas. “Não se trata de um ranking, os candidatos passam de fase por meio de uma análise personalizada e qualitativa que permite ou não que atinjam a pontuação mínima para a próxima etapa”, afirma a empresa, em nota.

Perfil

Não há restrição de curso para nenhum dos três processos. A única exigência é que o candidato se adeque aos períodos de formação exigidos para cada tipo de seleção.

No caso do First Gen, para estágio, é preciso estar no penúltimo ou último ano da faculdade; para se candidatar ao Next Gen, para trainees, é necessário ter até no máximo dois anos de formado; e para pleitear uma vaga no Pro Gen, devem ter se passado de dois a cinco anos desde a sua graduação.

O principal crivo, segundo Vaccari, é o perfil comportamental do candidato. “Queremos jovens ativos, sem medo de tomar decisões rápidas”, explica. “Também é preciso ter foco no cliente, mente aberta e vontade de construir uma carreira única para si mesmo”.

Para ser escolhido, é crucial se identificar com a cultura da PepsiCo e ter o desejo de se tornar um futuro líder da empresa.

A divisão do recrutamento em três iniciativas é criar uma cadeia sucessória, dos primeiros passos da carreira até a estreia em um cargo de gestão. No First Gen, o foco é aprender; no Next Gen, é atuar; no Pro Gen, é liderar.

Serviço

First Gen (estágio)

Inscrições abertas até 20 de outubro pelo site Eureca

Next Gen (trainee)

Inscrições abertas até 3 de novembro pelo site Eu na PepsiCo

Pro Gen (2 a 5 anos de formado, com pós-graduação concluída ou em andamento)

A abertura das inscrições ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no 1º semestre de 2018.

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