Também ocuparam terras de ex-presidente da CBF

Em uma ação coordenada, o MST (Movimento Sem Terra) ocupou três fazendas na madrugada e na manhã desta terça-feira (25), que pertencem ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, e ao amigo do presidente (PMDB), coronel João Baptista Lima.

Em nota, o movimento afirma que as ocupações fazem parte da jornada nacional de luta pela Reforma Agrária, com o lema “Corruptos, devolvam nossas terras!”. O grupo também protesta contra o aumento das mortes no campo. Segundo o MST, 68 pessoas morreram vítimas da violência nas zonas rurais em 2017, sendo que 13 eram jovens e 13 eram indígenas.

O MST também afirma que pretende manter uma vigília até o dia 2 de agosto, dia em que está marcado o julgamento da denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, na Câmara dos Deputados. A denúncia precisa da aprovação de 342 deputados para ser levada ao STF (Supremo Tribunal Federal).MST ocupa fazendas de ministro da Agricultura e coronel amigo de Temer

As fazendas ocupadas pertencentes à família de Blairo Maggi ficam em Jaciara, Mato Grosso. Já as terras que pertencem ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, estão localizadas em Piraí, na região sul do Rio de Janeiro, enquanto as terras do coronel Lima ficam em Duartina, interior de São Paulo.

Os sem-terra afirmam que a fazenda Nossa Senhora Aparecida, de Maggi, é fruto da “apropriação de terras públicas”. Em 2014, a família do ministro da Agricultura foi eleita pela Forbes como a sétima mais bilionária do Brasil, com uma fortuna estimada em 4,9 bilhões de dólares.