Pular para o conteúdo
Brasil

Massacre em RR foi ‘acerto interno de contas’ do PCC, diz ministro

Alexandre Moraes, afirmou que só havia membros do Primeiro Comando da Capital (PCC)
Arquivo -

Alexandre Moraes, afirmou que só havia membros do Primeiro Comando da Capital (PCC)

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, afirmou na manhã desta sexta-feira, 6, que a morte de 33 presos na Penitenciária Agríciola de Boa Vista (PAMC), em Roraima, não foi provocada por retaliação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) contra integrantes da Família do Norte (FDN). Segundo ele, na unidade só havia membros do PCC, uma vez que integrantes do FDN teriam sido transferidos pelo governo de Roraima após uma rebelião em 2016. “Primeiro que nesse presídio houve separação entre as facções, segundo as informações que nos foram passadas”, afirmou.

Segundo Moraes, “todos (que estavam na prisão) eram da mesma facção, todos eram do PCC”, afirmou o ministro, durante apresentação do Plano Nacional de Segurança Pública, em . “A informação que nós temos é que foi um acerto de contas interno.” O ministro falou nesta manhã detalhes do novo plano de segurança e só se manifestou sobre o massacre duas horas após o início da apresentação.

Nesta madrugada, motim na PAMC terminou com 33 presos assassinados na unidade prisional. A maioria das vítimas foi decapitada, desmembrada ou teve o coração arrancado. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso as alas. De acordo com informações do governo, os detentos quebraram os cadeados e invadiram a Ala 5, a cozinha e o cadeião, onde estavam os presos de menor periculosidade e mataram os detentos. Agentes penitenciários afirmam que não houve fugas.

Último relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em 2014, classificava de “péssimas” as condições da PAMC. Segundo o CNJ, o local tem capacidade para 750 detentos, mas abrigava 1.398. O problema da superlotação atinge as penitenciárias do Estado de uma maneira geral. O déficit do sistema prisional de Roraima é de 942 vagas. Há no Estado 17 presídios – incluindo os presos que estão em delegacias que abrigam 2.144 presos, ante 1.202 vagas.

Pedido de ajuda. Documentos mostram que o ministro da Justiça negou um pedido do governo de Roraima, feito em novembro do ano passado para que o governo federal enviasse a Força Nacional para reforçar a segurança no sistema prisional do Estado. Em resposta ao pedido de socorro, Moraes informou, por meio de ofício, que “apesar do reconhecimento da importância do pedido de Vossa Excelência, infelizmente, por ora, não poderemos atender ao seu pleito”.

Nesta sexta-feira, após o segundo massacre em menos de uma semana, Moraes voltou a negar que a situação nos presídios tenha saído do controle. Na madrugada de segunda-feira, 2, briga entre facções em prisões em , capital do Amazonas, deixou 60 detentos mortos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Últimas Notícias

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos