Pular para o conteúdo
Brasil

Lula diz que Lava Jato tenta deixá-lo inelegível e espera desculpas

Disse também que apoia e respeita a operação
Arquivo -

Disse também que apoia e respeita a operação

Às vésperas da decisão do juiz Sergio Moro em ação em que réu na Justiça Federal do Paraná, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29) que o principal objetivo dos processos contra ele é torná-lo inelegível para as eleições de 2018 e que espera por um pedido de desculpas.Lula diz que Lava Jato tenta deixá-lo inelegível e espera desculpas

“Já está visível que o processo contra mim é uma tentativa de me deixar inelegível para 2018”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Difusora do Acre, ao ser questionado sobre uma possível condenação em uma das ações penais que está nas mãos de Moro, responsável pelos processos relativos à na primeira instância.

Segundo o ex-presidente, as acusações contra ele são frágeis e, até o momento, não foi apresentada nenhuma prova concreta. “Estou esperando que provem a minha culpa”, afirmou Lula. “Alguém vai ter que me pedir desculpas em algum momento.”

Lula foi questionado sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), apresentada nesta semana por Rodrigo Janot, procurador-geral da República.

“Se o procurador-geral da República tem uma denúncia contra um presidente, primeiro precisa provar, tem de ter provas materiais, não basta dizer que ele cometeu um erro –não sei se o procurador tem ou não razão, há uma divergência entre ele e o presidente sobre as provas, mas é preciso ter provas materiais”, afirmou.

O ex-presidente disse apoiar a Lava Jato e defendeu a necessidade de a operação “respeitar o Estado do direito”, citando como exemplo o grande número de pessoas que teriam sido mantidas presas até aceitarem delatar.

A sentença de uma das cinco ações penais em que Lula é réu pode sair a qualquer momento. Desde o dia 21 de junho, Moro está com os autos do processo para decidir se o ex-presidente é culpado ou inocente.

Nesse processo, Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a OAS e a Petrobras. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o pagamento foi feito por meio da reforma de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, litoral de , e do armazenamento, entre 2011 e 2016, de presentes recebidos por Lula, da época que ele era presidente (2003-2010).

“Estou na expectativa de que apresentam uma prova, um sinal, um papel assinado, um cheque, uma impressão digital minha”, afirmou Lula.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado