Pular para o conteúdo
Brasil

Inscrições no Mais Médicos terminam nesta quarta-feira

Brasileiros concorrerão a 1,2 mil vagas em 563 municípios e 2 distritos indígenas
Arquivo -

Brasileiros concorrerão a 1,2 mil vagas em 563 municípios e 2 distritos indígenas

Brasileiros interessados em participar do têm até esta quarta-feira (4) para se inscrever no programa. Os profissionais concorrerão a 1,2 mil vagas distribuídas em 563 municípios e dois distritos indígenas.

Nesta fase, os médicos se inscrevem no site do programa e submetem a documentação exigida no edital. O resultado das inscrições validadas deve ser divulgado em 9 de janeiro. Até 26 de dezembro, 5.887 inscrições foram homologadas.

A meta do governo é substituir 4 mil médicos cooperados em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos no programa. A expectativa é chegar a 7,8 mil brasileiros no Mais Médicos, representando mais de 40% do total de profissionais.

Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%).

Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais e beneficiadas pelo programa.

A seleção de localidades será entre 10 e 11 de janeiro. Os profissionais deverão escolher quatro cidades de preferência e serão alocados nas vagas de acordo com critérios de classificação.

A novidade é que os médicos que não estiverem totalmente satisfeitos com a alocação poderão permutar a localidade com outro médico que tenha interesse. As atividades desses profissionais nas unidades básicas dos municípios começam em fevereiro.

Entre as vagas ofertadas, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos que participam do programa mediante acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas). As demais vagas são relativas a reposições periódicas de rotina feitas em decorrência de saídas de profissionais.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

Quer se vacinar contra a gripe? Veja os locais de vacinação deste domingo

depac maconha atentado

Mulher é presa com quase 500 trouxinhas de drogas no Jardim Los Angeles

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

Últimas Notícias

Polícia

Caminhonete fica com pneus destruídos após invadir o canteiro central da Via Park

Árvores do canteiro central foram atingidas no acidente

Polícia

Motorista sem CNH é flagrado trafegando na contramão no centro de Campo Grande

O caso aconteceu neste domingo, no cruzamento da Rua Rio Grande do Sul, com a Avenida Afonso Pena

Esportes

Abel Ferreira critica gramado do Allianz Parque após vitória sobre o Grêmio: ‘Está ruim’

Treinador português não poupou palavras ao avaliar o estado do campo

Transparência

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

Órgão abriu licitação no regime de comodato, ou seja, os aparelhos serão 'emprestados'