Erro só foi percebido dez dias depois do ocorrido

O governo brasileiro cometeu uma internacional após revelar, sem querer, a identidade de um agente secreto da CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, em uma agenda de compromissos do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Westphalen Etchegoyen.

Na agenda pública dos compromissos do general do dia 9 de junho, havia um encontro marcado para as 15h com Duyane Norman. Logo ao lado do nome de Norman, era informado: “Chefe do Posto da CIA em Brasília”.

O encontro aconteceu no gabinete ministerial do general. Apesar de ter acontecido no dia 9, a gafe só foi divulgada nesta segunda-feira (19), pelo diretor do braço latino-americano da Eurasia Group, João Augusto Neves, que percebeu o erro.

O Gabinete de Segurança Internacional não corrigiu o erro de forma oficial, mas afirmou à Folha de S. Paulo que a visita do chefe da CIA ocorreu em “cortesia ao ministro por estar retornando aos EUA após o término de sua missão no Brasil”.Governo brasileiro comete gafe e revela nome de agente secreto dos EUA

Em seu perfil na rede social Linkedin, Duyane Norman aparece como um “funcionário político” do Departamento do Estado norte-americano, sem menção à CIA. O endereço de sua residência é em Brasília.

(com supervisão de Evelin Cáceres)