Pular para o conteúdo
Brasil

Governo autoriza envio de Forças Armadas para reforçar segurança no RN

Policiais militares e civis estão em greve desde o dia 19
Arquivo -

Policiais militares e civis estão em greve desde o dia 19

Pelo menos 2 mil militares das vão reforçar a segurança no , onde policiais militares e civis estão desde o último dia 19 com parte das atividades paralisadas, em protesto contra o atraso no pagamento de salários e do décimo terceiro.

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o governo federal decidiu atender ao pedido feito ontem (28) pelo governador Robinson Faria, depois que equipes dos ministérios da Defesa, da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) avaliaram a situação da segurança pública estadual.

“Dada a permanência do impasse quanto à questão salarial, a recusa dos policiais de voltarem às suas atividades normais e [ao fato de] que, embora não tenhamos até aqui uma explosão da violência, esta vinha crescendo gradualmente, concluímos ser necessário deslocar tropas para o estado a fim de garantir a lei e a ordem”, explicou Jungmann a jornalistas.

Até o fim do dia de hoje (29), 500 homens do Exército, da Marinha e Aeronáutica já deverão estar atuando no patrulhamento ostensivo na região metropolitana de Natal e de Mossoró, as duas cidades mais populosas do estado. Nas próximas 48 horas, mais 1.5 mil militares serão deslocados de diversas unidades de estados próximos. A atuação militar será coordenada pelo Comando Conjunto das Forças Armadas.

Se necessário, o efetivo inicial será reforçado a atuará em outras localidades. Os militares das Forças Armadas reforçarão a presença federal no estado, onde 220 agentes da de Segurança Pública já atuam desde o ano passado: além dos 120 agentes que já estavam apoiando os órgãos policiais estaduais, no último dia 21 o governo federal autorizou o envio de mais 70 agentes para patrulhar as ruas da capital, Natal. Ontem (28), foi autorizado o envio de mais 30 agentes da Força Nacional para suprir a ausência dos policiais potiguares.

De acordo com o ministro, o governo federal já assegurou a disposição de reforçar o efetivo inicial, que atuará ao lado dos 220 agentes da Força Nacional de Segurança Pública já enviados ao estado. Cento e vinte agentes da força especial já estavam dando apoio aos órgãos policiais e de perícia potiguares desde o ano passado. No último dia 21, em função da paralisação dos policiais militares, bombeiros e civis, o governo federal autorizou o envio de mais 70 policiais para patrulhar as ruas da capital, Natal. Ontem (28), foi autorizado o envio de mais 30 agentes da Força Nacional.

Governo autoriza envio de Forças Armadas para reforçar segurança no RN

 

Para o ministro da Defesa, a situação de “anormalidade” em um período em que o estado recebe muitos turis

tas demonstra a necessidade de que seja discutida a ação de policiais civis e militares.

“Está na hora de termos clareza se as forças policiais podem ou não fazer greve. Pela lei, não podem, mas, na prática, o fazem, colocando a sociedade em uma situação de vulnerabilidade e medo. Entendemos a situação de quem fica sem salário, as vicissitudes e que há uma corresponsabilidade dos estados, mas lei é lei e deve ser cumprida”, comentou Jungmann, que viaja amanhã (30) para Natal, onde passará o réveillon, para acompanhar de perto a operação.

“Dentro da lei, vamos ser implacáveis na repressão de delitos e da criminalidade”, acrescentou o ministro, conclamando os policiais potiguares a retomarem suas atividades. “Faço um apelo para que, apesar de todas as dificuldades, retornem. Mais dia menos dia, esta situação aflitiva será resolvida.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ex-prefeito freedom música

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito condenado se livrou de ação

Grávida de 8 meses é espancada pelo marido após discussão por jogos em Campo Grande

Briga generalizada em festa acaba com mulher ferida a facadas em Três Lagoas

Motociclista é assassinado a tiros por desconhecido em Dourados

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Últimas Notícias

Trânsito

Em curva, motorista perde controle e morre após carro capotar em Eldorado

Corpo do rapaz foi arremessado para fora do carro

Trânsito

Acidente entre carreta e carro termina com jovem morto e dois feridos na BR-376

No carro estavam quatro pessoas

Polícia

Mulher é esfaqueada pelo marido e foge com filho para pedir socorro em oficina de Dourados

Vítima teve ser levada para o Hospital da Vida

Coluna

Crise hoteleira coloca em risco a COP30 em Belém

O Plano B da COP30 Não é surpresa dentro do Palácio do Planalto a notícia do presidente da COP30, André Corrêa, de que delegações estrangeiras pedem o “cancelamento” de Belém. Com a crise hoteleira na capital paraense – falta de hotéis, escassez de leitos e preços altíssimos – o Governo do Brasil voltou a planejar … Continued