Pular para o conteúdo
Brasil

Fachin nega adiar depoimento, mas diz que Temer pode não responder à PF

Possui direito constitucional como investigado
Arquivo -

Possui direito constitucional como investigado

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin negou o pedido da defesa do presidente (PMDB) para que fosse adiado o depoimento por escrito do presidente à Polícia Federal até que fosse concluída a perícia no áudio da gravação entre Temer e o empresário Joesley Batista.Fachin nega adiar depoimento, mas diz que Temer pode não responder à PF

Na decisão, Fachin no entanto afirma que o presidente possui o direito constitucional de, como investigado num processo criminal, não responder às perguntas que lhe forem feitas.

A defesa de Temer também pedia que a Polícia Federal fosse proibida de fazer perguntas sobre o teor da gravação, solicitação também rejeitada por Fachin.

“Reconheço ao requerente o direito, se assim desejar, de não responder a quaisquer das perguntas que lhe forem formuladas, sendo que essa opção não poderá ser interpretada contrariamente aos seus interesses, tampouco implicar em proibição à autoridade policial de formulá-las”, escreveu Fachin na decisão.

O direito de o investigado permanecer em silêncio é amplamente reconhecido nos tribunais e, segundo escreve Fachin na decisão, “seria desnecessário qualquer pronunciamento judicial nesse sentido”.

Na terça-feira (30), Fachin autorizou que a Polícia Federal tomasse o depoimento de Temer, por escrito, e deu prazo de 24 horas para que o presidente respondesse às perguntas, após receber as questões.

Temer passou a ser investigado após os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, fecharem acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República). Joesley gravou uma conversa com o presidente durante encontro no Palácio do Jaburu, em março, na qual Temer aparenta indicar o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) como interlocutor de Batista com o governo.

Posteriormente, Loures foi flagrado numa operação da Polícia Federal recebendo R$ 500 mil de um executivo da JBS. A PGR suspeita que o dinheiro se trata de propina para que o governo atendesse interesses da JBS.

O ministro Edson Fachin determinou que o INC (Instituto Nacional de Criminalística), ligado à Polícia Federal, realize uma perícia na gravação e no aparelho usado para registrar a conversa.

Temer tem afirmado não ter cometido crimes e classificou a gravação feita por Joesley como “fraudulenta”.

Na petição apresentada ao STF, o advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, afirma que o conteúdo da conversa foi “adulterado” por Joesley.

“Além de insanáveis ilicitudes formais, que serão apontadas oportunamente, já se mostrou que o próprio conteúdo da prova arquitetada pelo citado empresário foi evidentemente adulterado”, diz trecho do documento.

A defesa do presidente também contratou uma perícia independente no áudio, realizada pelo perito Ricardo Molina, que diz ter identificado possíveis pontos de edição no áudio.

A Polícia Federal terminou de receber os gravadores usados por Joesley no dia 23, e deu prazo de 30 dias para concluir a perícia sobre a conversa de Temer com o empresário.

Joesley também gravou seus encontros com Rocha Loures e com o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O empresário utilizou dois gravadores na operação. A Polícia Federal informou a Fachin que o prazo para periciar os áudios envolvendo Loures e Neves deve ser maior, de 60 dias.

Ontem, o ministro do STF também determinou que a investigação contra Temer corra num inquérito separado da apuração contra Aécio. Loures permanece investigado no mesmo inquérito de Temer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

[ BASTIDORES ] Bets? Projeto mira máquinas de ursinhos

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial realiza mapeamento inédito da bioindústria na Amazônia Legal

Motoentregadores de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero unem forças contra a criminalidade

Motociclista morre ao bater na traseira de caminhão parado em rodovia da fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Briga de família acaba com idoso esfaqueado e espancado a pauladas em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Rei das pegadinhas do SBT, Ivo Holanda é internado em São Paulo; entenda

Aos 90 anos, Ivo Holanda precisou ser internado às pressas no Hospital São Camilo, em São Paulo; saiba detalhes do quadro de saúde

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de julho nesta quinta-feira

Em Mato Grosso do Sul, mais de 190 mil famílias recebem o Bolsa Família

Cotidiano

Aproximação de frente fria muda o tempo em MS a partir desta quinta-feira

Sul do Estado deve registrar aumento de nebulosidade e chuvas

Polícia

Grupo criminoso é alvo de operação da PF em Campo Grande após descoberta de acampamento de drogas

São cumpridos mandados em Campo Grande e Dourados