Pular para o conteúdo
Brasil

Espelhos das redações do Enem 2016 serão liberados nesta terça-feira

Apenas 77 pessoas atingiram nota máxima
Arquivo -

Apenas 77 pessoas atingiram nota máxima

Os participantes do (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 terão acesso aos espelhos da correção de suas redações a partir das 10h desta terça-feira (11), segundo informou hoje (10), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os mais de 6 milhões de candidatos que fizeram o Enem no ano passado poderão consultar os espelhos na Página do Participante

No espelho, os candidatos terão acesso à correção e saberão quanto tiraram em cada uma das competências avaliadas. Além disso, poderão comparar seu desempenho com o dos demais. As provas recebem nota de 0 a 1.000. Desde o dia 18 de janeiro, os candidatos já têm acesso à nota na prova. Agora, para fins pedagógicos, terão acesso a mais detalhes da correção. Pelas regras do exame, o espelho serve apenas para que os estudantes possam saber como se saíram. Eles não poderão recorrer do resultado.

Os temas da redação do Enem no ano passado foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” – para quem fez o exame nos dias 5 e 6 de novembro -, e “Caminhos para combater o racismo no Brasil” – para quem fez a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. Em 2016, devido à ocupação de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem foi adiado para alguns participantes.

Segundo balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), apenas 77 pessoas tiveram nota 1.000. Na outra ponta, 291.806 candidatos tiraram nota 0 ou tiveram a redação anulada no ano passado.

Redação

As redações são avaliadas por dois corretores independentes, que atribuem de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências que estruturam o exame. A nota total de cada corretor é a soma das cinco competências avaliadas. Os candidatos são avaliados, entre outras questões, quanto ao domínio da escrita formal, elaboração da proposta em respeito aos direitos humanos, elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado e defesa do ponto de vista.

Caso haja uma divergência entre as notas dos corretores em mais de 100 pontos na nota total, ou uma diferença de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, é feita mais uma correção, a terceira. Se a diferença persistir, o texto é encaminhado a uma banca especial, formada por três novos membros, que atribuirá a nota final. Nos casos em que não há discrepância, a nota final do participante é a média das notas dos dois primeiros corretores.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luzes caindo do céu: Meteoros serão cada vez mais comuns em MS

Alice Wegmann diz que personagem a ajudou a superar abuso sexual: ‘Mudou minha vida’

sonho ser bailarina balé menina de 6 anos acidente onibus barra de ferro

Menina que teve perna amputada após acidente vai passar por nova cirurgia

Sobre ataques dos EUA, assessor de Khamenei diz que ‘jogo não acabou’

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Confira as festas juninas neste fim de feriadão em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Família de Juliana Marins desmentiu informações sobre resgate

Esportes

Campo Grande prorroga inscrições para a 4° Copa de Futebol Amador

Os jogos ocorrem em diferentes campos da Capital

Emprego e Concurso

Curso gratuito de Dicção e Oratória está com inscrições abertas em Campo Grande

O curso ocorrerá nos bairros Caiobá e Jardim Noroeste

Cotidiano

Carro fica destruído após incêndio em Corumbá

Bombeiros utilizaram 400 litros de água para conter as chamas