Em quatro meses, Venezuela teve pedidos de asilo no Brasil de um ano inteiro

Mais de 3,1 mil pedidos já foram protocolados até abril

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 3,1 mil pedidos já foram protocolados até abril

Em quatro meses deste ano, o número de pedidos de asilo no Brasil por parte de venezuelanos quase se equivale ao total registrado em todo o ano de 2016, segundo levantamento do Comitê Nacional de Refugiados feito pela Polícia Federal.

Foram 3,1 mil pedidos de asilo no Brasil até o mês de abril, contra 3,3 mil pedidos em todo o ano passado. Nesse levantamento são computados apenas os pedidos. O processo de refúgio no país por completo dura até mais de um ano.

Nesse período, os venezuelanos podem permanecer no Brasil, porém irregularmente. O país têm tido um alto fluxo migratório para as terras brasileiras, devido a crise política e econômica vivenciada pela Venezuela.

No último ano, a Venezuela foi o país de origem da maior parte dos solicitantes de asilo no Brasil – 30% do total. Entre 2014 e 2015, quem ocupava esse posto era a Síria. Entre 2010 e 2013, eram países africanos.

Segundo relatório da ONG Human Rights Watch, divulgado em abril, a maioria desses imigrantes deixam sua terra natal em busca de atendimento médico.Em quatro meses, Venezuela teve pedidos de asilo no Brasil de um ano inteiro

A maior parte dos venezuelanos que entram no Brasil acabam se estabelecendo nos Estados de Roraima e no Amazonas, que já tem começado a sentir um colapso de seus sistemas de saúde e de assistência social.

Na Venezuela, a crise econômica e política tem no centro o presidente Nicolás Maduro, alvo de protestos que já deixaram 61 mortos, entre policiais e civis.

Maduro acusa os parlamentares venezuelanos de armar um golpe contra seu governo, enquanto convoca uma Assembleia Constituinte que pode prolongar sua estadia no poder.

(com supervisão de Evelin Cáceres)