Projeto del ei quer transformar esporte em patrimônio do Brasil

Um projeto de lei de autoria do deputado Ronaldo Martins (PRB), pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, pode transformar o MMA em “patrimônio esportivo e cultural imaterial do Brasil”.

O projeto de lei tramita na Comissão de Esporte, na Câmara dos Deputados, onde foi apresentado em março. Como relator foi eleito Márcio Marinho, também do PRB e da Universal.

O curioso é que a justificativa do projeto de lei, publicada no site da Câmara dos Deputados, é copiada trecho por trecho da página sobre o MMA da Wikipédia, site de construção colaborativa de informações.

O Portal UOL conversou com o assessor do deputado Ronaldo Martins, Euller Barbosa, que afirmou que copiou os trechos da Wikipédia por ela ser uma “referência” e por não conhecer detalhes da história do MMA.

Segundo a Constituição, são patrimônios culturais brasileiros “os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Esses bens são divididos em patrimônios “dos saberes”, “das celebrações”, “das formas de expressão” e “dos lugares”. O deputado Ronaldo Martins não soube informar em quais desses tipos de bens se encaixa o MMA.

(com supervisão de Evelin Cáceres)