Pular para o conteúdo
Brasil

Com autorização judicial, casa de bingos reabre no RS

Empresário investiu em novas máquinas e contratou mais funcionários
Arquivo -

Empresário investiu em novas máquinas e contratou mais funcionários

Amparadas pela Justiça gaúcha, casas de bingo do Rio Grande do Sul estão reabrindo as portas e deixando a informalidade. Segundo informações, após julgamentos isolados, não foi considerada contravenção manter funcionando estabelecimentos de jogos de azar.

De acordo com o G1, caso ainda está em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal), mas empresários do setor não escondem o otimismo. “É uma alegria muito grande para nós, que estamos nesta função há muito tempo, e uma alegria dos funcionários”, exalta o empresário Sergio de Oliveira, dono de um dos principais bingos de , localizado no bairro Azenha.

O estabelecimento reabriu há cerca de duas semanas com direito a festa com bateria de uma escola de samba porto-alegrense. Enquanto Sergio recebia a equipe da RBS TV no Bingo Coliseu e Roma, na tarde deste domingo (29), os frequentadores, discretos, chegavam aos poucos. Homens e mulheres, acompanhados ou não, a maioria acima de 50 anos.

Nos últimos anos pela contravenção, de abrir a casa sem autorização judicial, 13 termos circunstanciados foram assinados por Sergio, ainda de acordo com o G1. Ele diz que aceitou a transação penal em todos eles, até que os advogados decidiram mudar de estratégia. “A partir dali, nosso Jurídico optou por não transacionar mais, mas recorrer, até quando a Justiça deu o respaldo em 2016”, conta o empresário.

Vale lembrar que, apesar da expectativa do setor, o advogado Laerte Gschwenter, que representa o estabelecimento, alerta que os bingos ainda não estão legalizados no estado. Por enquanto, a Justiça garante a suspensão das ações criminais contra réus processados por explorar o jogo e autoriza o funcionamento, por entender que jogos de azar não configuram contravenção penal.

Após recurso do Ministério Público, o STF reconheceu a existência de repercussão geral do assunto. Assim, a decisão que for tomada pelos ministros vai abranger todo o estado. Não há data prevista para o julgamento.

“Trata-se de um acórdão transitado em julgado pelo tribunal gaúcho, e recepcionado pela Suprema Corte, onde toda a fase recursal do Ministério Público não logrou nenhum tipo de efeito. Os ministros reafirmam a necessidade de que isso vá em repercussão geral ao plenário”, explica Gschwenter.

 

Projeto de expansão

Investindo na contratação de mais 70 funcionários, Sergio diz estar confiante de que a sentença em será favorável. Além disso, o empresário investiu em maquinas caça niqueis e quer expandir os negócios na capital gaúcha e em outros estados.

“Nosso projeto é de expansão de filiais, de nos espraiarmos com políticas de filiais, gerar emprego, renda e turismo. Além dos nossos turistas, anualmente cerca de 200 mil argentinos passam por nossas praias procurando um lazer. O que eles gostam e têm no país deles, aqui é marginalizado”, diz o empresário, que prevê um cenário diferente com a liberação definitiva. “Eles vão chegar e haverá casas abertas e estruturadas para gerar renda a nosso país.”

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura publica edital de processo seletivo com 375 vagas para professores da Reme

Nikolas Ferreira recebe moção das mãos de vereador em Campo Grande: ‘Honra e admiração’

China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

VÍDEO: colisão entre ônibus fecha terminal em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Motorista é preso com 404 Kg de maconha que levava do Paraguai a São Paulo

Últimas Notícias

Trânsito

Jovem vítima de acidente morre após ficar internado dois dias em UTI

Acidente entre moto e ônibus na Rua Egídio Thomé com a Rua Luís Corrêa

Cotidiano

Semana do Registre-se tem mais de 3 mil atendimentos em Campo Grande

Com atendimentos na capital e em 21 comarcas do interior

Esportes

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento vão à final em Copa do Mundo

A etapa de Szeged termina no domingo (18)

Trânsito

Agetran informa trechos de interdições programadas para este sábado e domingo

A agência solicita aos condutores que respeitem as sinalizações provisórias