Pular para o conteúdo
Brasil

Cientistas da Fiocruz descobrem substância que barra zika vírus

O próximo passo é uma avaliação em um organismo vivo
Arquivo -

O próximo passo é uma avaliação em um organismo vivo

Uma nova descoberta de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avança no combate ao vírus. Os pesquisadores encontraram uma susbtância capaz de bloquear a produção do vírus em células epiteliais e neurais.

A substância 6-metilmercaptopurina ribosídica (6MMPr) foi testada em laboratórios, e se mostrou eficaz em 99% dos testes realizados no Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco.

Outra vantagem é que a 6MMPr é menos tóxica para as células neurais, o que beneficia os tratamentos de infecções no sistema nervoso.

“Diante das manifestações neurológicas associadas ao zika vírus e dos defeitos congênitos provocados pelo mesmo, o desenvolvimento de antivirais seguros e efetivos é de extrema urgência e importância”, afirma o coordenador da pesquisa, Lindomar Pena.

A investigação da substância começou há um ano, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O próximo passo da pesquisa é uma avaliação in vivo, ou seja, feita em um organismo vivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receitas do Governo de MS no bimestre tiveram leve aumento de 0,37% em comparação com valor previsto

peritos de crimes famosos vem a mato grosso do sul telma rocha ricardo salada

Peritos de crimes famosos, Telma Rocha e Ricardo Salada vêm a Mato Grosso do Sul

Troca de tiros entre seguranças e homens vestidos com coletes da polícia feridos na fronteira com MS

Morre Leandro Abusado, funkeiro famoso nos anos 2000, após contrair doença rara

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

‘Geral e disciplina’ de facção orquestraram execução de membro do PCC em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Frio não espanta e ação de emprego em atacadista atrai candidatos no Jardim América

Candidatos passam por atendimento prévio, entrevista e, caso aprovados, já realizam exame admissional para saírem empregados

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem 32 trechos interditados nesta terça-feira

Rodovia tem 10 pontos interditados e 22 funcionando em esquema “Pare e Siga” em Mato Grosso do Sul

Brasil

Assessoria de Alckmin nega que governo tenha pedido exclusão de setores no tarifaço

Foco do governo continua na negociação geral em torno da tarifa de 50%

Polícia

‘Ajudava a todos’, destacam moradores de Terenos sobre mulher jogada na vala pelo amante

Polícia não descarta possibilidade de reconstituição para o crime