Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara retoma votação da reforma política

Deputados decidiram realizar a votação fatiada
Arquivo -

Deputados decidiram realizar a votação fatiada

O plenário da Câmara dos Deputados retomou há pouco a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2003, instrumento que estabelece mudanças no sistema político-eleitoral e da criação de um fundo público para financiar as campanhas. Com pedido para retirada do tema da pauta, deputados decidem se o tema voltará a ser analisado ainda nesta noite.

Em sessão anterior, os deputados decidiram realizar a votação fatiada, ou seja, analisar cada ponto da PEC por partes. A proposta estabelecia um percentual que vinculava 0,5% da receita corrente líquida da União para fundo de financiamento público de campanhas eleitorais. Este ponto, no entanto, foi retirado após aprovação de destaque. A PEC estabelece ainda a adoção do sistema distrital misto para as eleições de 2022 em diante e do chamado “distritão” em 2018 e em 2020.

A tem se arrastado na Câmara em virtude da falta de acordo entre os parlamentares. Outra proposta pendente de análise é a PEC 282/2016, que prevê o fim das coligações partidárias a partir do ano que vem, e a adoção de uma cláusula de barreira para que os partidos tenham acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na televisão. O texto-base dessa proposta já foi aprovado pelos deputados, mas segue pendente a apreciação dos destaques ou sugestões de mudanças.

Por meio de um acordo, os parlamentares decidiram votar os destaques feitos à PEC 282/16 somente após a votação da PEC 77/03, pela qual o país adotaria o sistema majoritário, conhecido como distritão, para as eleições de deputados e vereadores em 2018 e 2020, antes da instalação do voto distrital misto para as eleições proporcionais a partir de 2022.

Para que sejam válidas nas eleições do ano que vem, as alterações na legislação eleitoral devem ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado até o início de outubro. Apesar do prazo curto, a discussão em torno da reforma política já vem se arrastando há meses sem encontrar consenso entre as lideranças partidárias e maioria de votos entre as principais bancadas.

Regulamentação

Nesta tarde, a comissão especial da reforma política avançou na análise das sugestões ao projeto de lei (PL) que regulamenta mudanças na legislação eleitoral propostas pelo relator Vicente Cândido (PT-SP). Com a votação concluída, a matéria agora pode ser apreciada pelo plenário. O projeto complementa o conjunto de propostas que compõem a chamada reforma política, em tramitação na Câmara. Entre outros pontos, o PL pretende regulamentar como os recursos do fundo de financiamento público serão distribuídos entre os partidos.

No colegiado, a maioria dos membros suprimiu do texto original do relator os critérios de distribuição dos recursos do fundo público de financiamento das campanhas para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo. Também foi retirada do texto a norma de distribuição dos recursos entre os partidos, pela qual todos os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveriam receber igualitariamente 2% dos recursos do fundo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Operação em roças clandestinas da fronteira com MS elimina 63 toneladas de maconha

Neblina em Campo Grande

Frente fria avança e prédios ‘somem’ em meio a neblina de Campo Grande

Ator de Pantanal abandona igreja após pai se assumir gay: ‘Fiquei confuso’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Dupla em moto atira contra idoso no centro de Corumbá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Voluntários buscam quebrar inseguranças com a doação que salva vidas

Política

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e passará por análise da CCJR

Transparência

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Projetos prometem conscientização, mas não focam em ciclovias na Câmara de Campo Grande

Polícia

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

A vítima foi agredida com coronhada