Uma parede humana será feita para conter os presos

Após nova na manhã desta quinta-feira (19), policiais do Batalhão de Choque e do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) entraram nesta tarde mais uma vez na Penitenciária de Alcaçuz, por volta das 18h13 (horário de Brasília), para tentar retomar o controle da unidade.

De acordo com o G1, O objetivo da operação é separar as duas facções, anunciou mais cedo o governador Robinson Faria. Em entrevista, Robinson, afirmou que pretende construir “uma parede física para separar o PCC do Sindicato do RN”.

Segundo o governador, a Polícia Militar permanecerá dentro da penitenciária até a construção da parede. Até lá, os PMs formarão uma espécie de “paredão humano” para conter os detentos.

Presos teriam ateado fogo no pavilhão 3, por volta das 16h30, pouco antes da entrada dos militares. De longe era possível ver a fumaça preta que saía do pavilhão.

No último final de semana, 26 pessoas morreram em uma rebelião – nesta quinta, houve outro confronto entre as facções, também com mortes, mas o número de vítimas não foi informado. Segundo a PM, os presos “estão armados e se matando”.

Segundo o governador, a entrada dos policiais visa “permitir a construção de uma parede física para separar o PCC do Sindicato do RN”.

Os policiais farão uma “corrente humana”, e permanecerão dentro da penitenciária até a construção de uma parede física que possa separar os presos.