Ave Mutum-de-Alagoas é nativa da Mata Atlântica

Os pesquisadores de um criadouro de Borá, no interior de São Paulo, tiveram sucesso na reprodução de um filhote de Mutum-de-Alagoas, ave que está extinta na natureza há 36 anos. Segundo os pesquisadores do criadouro Pauxi Mitu, esse é o primeiro filhote da espécie nascido no Estado de São Paulo.

Seis pares da espécie foram levados para o criodouro do instituto em setembro de 2016, onde foi montada uma área semelhante ao habitat. Há, porém, muita dificuldade na reprodução deste animal, tanto é que apenas um ovo foi colocado desde a chegada dos casais. “Os mutuns colocam ovo sempre no mesmo período do dia, entre 17 e 17h30 e no dia que o ovo foi colocado no ninho choveu bastante e uma das funcionárias o encontrou perto do bebedouro das aves e me ligou dizendo que estava quebrado. É uma tristeza para gente quando isso acontece, mas a gente sempre guarda os ovos para análise e quando cheguei vi que não estava aparentemente quebrado. Nós fizemos um exame, chamado ovoscopia, quando a gente emite uma luz e analisa todo o ovo e vi que ele não estava danificado. Estava tudo certo então levamos para chocadeira e 30 dias depois nasceu o filhotinho”, disse. 

Ave extinta há 36 anos no Brasil nasce em criadouro no interior de SP

Segundo informações do instituto, meta agora é reintroduzir parte dos exemplares na natureza. A soltura ocorrerá para setembro em uma área de reserva ambiental de 978 hectares do estado de Alagoas. Os seis casais que moram em Borá, no entanto, continuarão em cativeiro para que novos filhotes possam nascer.

O Instituto Pauxi Mitu faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Mutum-de-Alagoas, coordenado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).