Pular para o conteúdo
Brasil

Artista apaga tinta de Dória sobre muro grafitado e é detido em São Paulo

Foi acusado de crime ambiental
Arquivo -

Foi acusado de crime ambiental

A medida do prefeito João Doria de (SP) continua rendendo polêmica e situações de revolta, depois que muros com grafites de artistas foram pintados de cinza na capital paulista. Na tarde desta sexta-feira (27), o grafiteiro Mauro Neri, de 35 anos, foi detido por policiais militares na tarde desta sexta-feira, 27, depois de apagar a tinta passada pela Prefeitura em um que ele mesmo havia feito, com aval da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, e pintar novamente uma pilastra no Complexo Viário João Jorge Saad (Cebolinha), na zona sul de São Paulo. 

No mesmo dia, três pichadores foram detidos e liberados mais tarde após serem flagrados por guardas civis metropolitanos pichando muros nas Avenidas 23 de Maio e Bernardino de Campos. Todos foram soltos após assinarem termos circunstanciados, quando o crime não é grave. 

Ao todo, já são ao menos 26 pessoas presas em flagrante só no mês de janeiro por pichar prédios e monumentos públicos. A Prefeitura anunciou nesta sexta que vai entrar com ações civis Públicas na Justiça contra os detidos  para solicitar o ressarcimento dos danos causados e o pagamento de multas. Também será solicitada a concessão de liminares impondo multas para o caso de o grupo ser flagrado novamente danificando bens públicos. 

Neri ficou revoltado ao saber que seus grafites no local seriam removidos, já que estavam em bom estado. Foi aí que decidiu remover a tinta cinza que a Prefeitura passou, com água, e começar outro desenho. Os policiais o flagraram por volta das 11h e o detiveram. “Eu estava removendo o cinza e escrevendo novas frases em um lugar onde eu já tinha autorização”, disse ele ao Estado de São Paulo.

O grafite apagado foi feito em 2015 e era parte do projeto Cartografitti, da Secretaria Municipal de Cultura, contemplado em edital. O projeto foi planejado ainda na gestão Kassab, mas executado já com Fernando Haddad à frente do governo municipal. Neri coordenou o projeto. A proposta fazia um recorte no mapa da cidade com uma série de intervenções em 21 locais estratégicos, com a participação de mais de 10 artistas de rua. Segundo o artista, o projeto teve início em 2010 e durou cinco anos. “Eu acho que (a remoção do grafite) tem a ver com uma disputa eleitoral, de dar uma satisfação para parte da sociedade que é contra o grafite e a pichação”, disse ele, após sair da delegacia. 

Apesar da prisão, o artista disse que o momento é “positivo” para grafiteiros e pichadores. “Só pela polemização o atual prefeito já fez mais do que qualquer outro. Deve ter triplicado o número de pichadores e eles estão agradecendo. Para o vândalo, ser criminalizado é positivo. Vai intimidar quem tinha medo, mas quem tem audácia está muito mais estimulado a continuar. É positivo que se explicite essa discussão, mas a questão é que a polêmica pode estar ofuscando assuntos mais importantes”, disse. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidores são alvos de operação em esquema de contrabando e venda de remédios controlados em MS

Mulher recusa relação sexual e é agredida pelo marido em Dourados

Funai, PF e Ibama combatem garimpo ilegal no Vale do Javari

Choques entre drusos e grupos pró-governo deixam mais de dez mortos na Síria

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Empresário é preso com armas e munições em escritório em Campo Grande

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

A um mês para o fim do prazo, MS já soma mais de 270 mil declarações do Imposto de Renda

Últimas Notícias

Brasil

Oposição alcança número mínimo para poder protocolar CPI do INSS na Câmara

Ao todo, 171 assinaturas foram coletadas

Famosos

Esposa de Arlindo Cruz quebra o silêncio após internação: ‘Delicado’

Babi Cruz deu detalhes do quadro de saúde de Arlindo Cruz, que está internado na CTI de um hospital no Rio de Janeiro; confira

Cotidiano

Campo-grandenses planejam gastar até R$ 200 com presentes no Dia das Mães

Entre os presentes mais procurados estão os perfumes, cosméticos e acessórios

Brasil

Governo aumenta orçamento do Luz Para Todos em 57% para 2025

Programa será custeado através da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)