País havia bloqueado totalmente a compra de carne nacional, independentemente do frigorífico

O Ministério da Agricultura informou na manhã desta terça-feira (28) que Hong Kong reabriu as importações de carne brasileira. O país havia bloqueado totalmente a compra de carne nacional, independente do frigorífico.

Hong Kong é o segundo maior mercado de carne e derivados do País, com importações de US$ 1,5 bilhão no ano passado. A reabertura do mercado era esperado depois que a China retomou suas compras do Brasil, no último sábado (25).

Segundo comunicado do Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong, divulgado pelo Ministério da Agricultura, a liberação para importação vale imediatamente. No comunicado, o centro afirma ainda que não há indícios de problemas nos frigoríficos que exportam carne para o país e que eles não estão entre os 21 investigados. O documento afirma ainda que Hong Kong verificou 66 amostras de carnes brasileiras antes de liberar as importações .

O governo de Hong Kong informa que recebeu informações sobre as fiscalizações realizadas pelo governo brasileiro após a operação policial, e sobre medidas adotadas com o intuito de assegurar o bom funcionamento do sistema.

O governo brasileiro informou ainda que os 21 estabelecimentos sob investigação foram alvo de uma auditoria e disse que não há indícios que outros frigoríficos autorizados a exportar estejam envolvidos irregularidades.

O governo brasileiro argumentou ainda que outros países e blocos econômicos seguiram importando a carne brasileira. É o caso da União Europeia, Cingapura e China.

O governo de Hong Kong, informa a nota, realizou testes em 66 amostras de carne brasileira que chegaram ao país.