Pular para o conteúdo
Brasil

A escola de samba X-9 Paulistana, tradicional da zona norte é campeã no Acesso de SP

Com enredo Vim, Vi, Venci 
Arquivo -

Com enredo Vim, Vi, Venci 

A X-9 Paulistana, tradicional da zona norte da capital paulista, foi a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de este ano. Com enredo Vim, Vi, Venci – A Saga Artística de um Semideus, homenageando o artista Inos Corradin, a agremiação retorna ao Grupo Especial do carnaval paulistano no próximo ano.

A apuração começou por volta das 18h30 no Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Às 19h, começou a chover e, após 20 minutos, a chuva forte interrompeu por alguns minutos a contagem dos pontos.

Os representantes das diretorias das escolas, que estavam em cadeiras de plástico e sob guarda-chuvas na pista do sambódromo, acompanhando a leitura das notas, foram obrigados a se deslocar para uma parte coberta por causa da chuva e do vento.

Às 19h35, as notas voltaram a ser cantadas pelo mestre de cerimônia. Poucos minutos depois, uma falha técnica no computador interrompeu novamente a apuração, retornando às 19h50. Por volta das 20h10, a X-9 pode comemorar a vitória.

Em segundo lugar, ficou a escola Independente, original do bairro da República, centro da cidade. As duas escolas sobem para o Grupo Especial no desfile do ano que vem.
Superação

Após 20 anos de desfile no Grupo Especial, a X-9 sofreu a queda para o Acesso no ano passado, quando recebeu notas baixas e ficou em 14º lugar. Para o presidente da agremiação, André dos Santos Filho, a vitória de hoje representa “a superação do que nós passamos no passado”.

“Nós repensamos, reavaliamos e nós voltamos com a parte técnica, com a parte plástica, para o lugar de onde nós nunca devíamos ter saído [o Grupo Especial]. O gosto do título é maravilhoso, porque quando você cai é uma sensação da morte, da perda de um ente querido, e agora a sensação é do nascimento de um filho”, comemorou.

“Esse ano nós trabalhamos muito a união, muito o coletivo da escola e hoje está o resultado aí. Foi muito doloroso, muito difícil [cair para o Grupo de Acesso], mas quero parabenizar a todos que fizeram esse carnaval [de 2017]”, disse. O presidente dedicou o título a toda a comunidade, à diretoria e a todos os amantes do samba.

Segundo ele, a passagem pelo Grupo de Acesso deixou uma lição para a escola. “O carnaval é difícil e nós temos que estar atentos aos nove quesitos. O carnaval lida com a emoção e infelizmente nós lidamos com a vaidade, com o ego, e isso é uma coisa que nós temos que trabalhar bastante, a vaidade e o ego das pessoas, porque a hora que nós tivermos isso bem equilibrado, nós vamos fazer grandes carnavais”.

Para as escolas que ficaram em último lugar no Grupo Especial e desfilarão pelo Grupo de Acesso no ano que vem – Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde –, André deixou um recado: “a gente tem que ter paciência e tem que ter serenidade agora nesse momento difícil, porque os vencedores também se fazem no momento difícil. Eu saí daqui no ano passado arrasado e hoje estou muito feliz aqui. Então é ter a cabeça no lugar, repensar, reavaliar, ver onde errou e voltar forte para o ano que vem, esse é o recado que eu dou e desejo toda a sorte”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)