Pular para o conteúdo
Brasil

Votação de impeachment no Senado deve passar das 5h desta quinta

Sessão também pode ser interrompida e retomada amanhã
Arquivo -

Sessão também pode ser interrompida e retomada amanhã

 

A sessão do Senado que vota a admissibilidade do impeachment pode entrar pela madrugada, com expectativa de término por volta das 5h desta quinta-feira (12). O cronograma vai de encontro a projeção inicial do presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que esperava concluir a votação até as 22h, como anunciou na tarde de ontem (10).

Votação de impeachment no Senado deve passar das 5h desta quintana manhã desta quarta, a sessão teve início apenas às 10h12 e já contava com 68 senadores inscritos, que terão até 15 minutos para discusar e defender o voto – diferentemente da Câmara, onde cada parlamentar só teve cerca de 10 segundos, em média, para anunciar a posição. No Senado, Calheiros também determinou dois intervalos de uma hora, para refeições. Porém, o primeiro levou quase duas horas.

Andamento

O fato da votação entrar pela madrugada não implica que os senadores fiquem todo o tempo no local, já que é comum que eles registrem presença e saiam do plenário, e até mesmo do prédio, retornando próximo ao horário previsto de votação. O painel do Senado registrava, nesta tarde, cerca de 70 presenças – quase o total de senadores – mas o número de parlamentares efetivamente presentes era visivelmente menor.

O andamento, entretanto, indica que o teto de 22h deve ser ultrapassado, visto que até o primeiro intervalo, por volta de 12h30, somente cinco senadores haviam votado nominalmente. Vale lembrar, ainda, que o regimento do Senado permite que qualquer senador solicite a interrupção da sessão e retomada no dia seguinte – o pedido, entretanto, precisa ser votado entre os presentes.

Como o registro dos votos é feito por painel eletrônico, caso os senadores inscritos desistam de falar em tribuna, há possibilidade de que a votação termine antes da madrugada.

Votos

Caso a maioria simples dos votos seja obtida, um total de 40 votos (e não 41, já que o suplente de Delcídio do Amaral, Pedro Chaves (PSC-MS), afirmou que só assumirá o posto na próxima semana), a presidente Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias do cargo de presidente, tempo máximo que levará o processo, tocado pelo Senado.

A projeção é que pelo menos 44 senadores mantenham voto pelo impeachment, dentre eles Simone Tebet (PMDB-MS), que já votou favorável ao impeachment, e Waldemir Moka (PMDB-MS). Caso o placar se confirme, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume interinamente o governo até o fim do julgamento no Senado.

Acompanhe a sessão ao vivo

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial