Confira conteúdo da mensagem

O presidente Michel Temer declarou nesta quarta-feira (9) que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos da América não devem mudar com a vitória do empresário republicano Donald Trump nas eleições norte-americanas. Trump foi eleito com 276 votos dos 538 do Colégio Eleitoral do país.

“Tenho dito que a relação do Brasil com os Estados Unidos e os demais países é institucional, ou seja, de Estado para Estado. É claro que o novo presidente [norte-americano] que assume terá de levar em conta as aspirações de todo o povo americano. Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA”, disse Temer em entrevista à rádio Itatiaia.

Temer disse ainda que irá cumprimentar Trump ainda hoje. O presidente enviou uma carta parabenizando Trump pelo resultado nas eleições, segundo o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola.

Confira, na íntegra, a mensagem logo abaixo:

“A Sua Excelência o Senhor
Donald J. Trump
​Presidente eleito dos Estados Unidos da América

Senhor Presidente eleito,

Felicito-o pela eleição para Presidente dos Estados Unidos.

O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos.

Desejo-lhe pleno êxito no Governo dos Estados Unidos.

Michel Temer
​Presidente da República Federativa do Brasil”